Pesquisa diz que apenas 1/3 das pessoas que têm ecobags realmente as utilizam

Uma pesquisa realizada pela empresa têxtil Gatto de Rua apontou um dado impressionante: as pessoas têm ecobags, mas não usam! Segundo a pesquisa, hoje, 34% das pessoas têm sacolas ecológicas. Isso deveria representar bem menos lixo no meio ambiente, certo? Errado. Isso porque, desses 34%, apenas 29% realmente utilizam suas ecobags. O resultado final é que mesmo com tantos esforços e tantas campanhas, menos de 10% da população brasileira usa sacolas ecológicas.

Infelizmente o público que respondeu nossa enquete no portal (mais de 30% dizem usar sempre sua ecobag) não representa a maioria. Esquecimento e destinação das sacolas para outros fins são os principais motivos alegados pelas pessoas que não utilizam as próprias ecobags. Entre os homens, que representam apenas 17% dos compradores, a falta de praticidade foi a principal causa apontada.

Isso tudo, mesmo com a veiculação de várias campanhas, grande apoio midiático e respaldo de marcas consagradas, hoje as sacolas de pano, nylon, plástico reciclado e outros materiais podem ser facilmente adquiridas em supermercados e lojas de todo o país. O que parece faltar, mais do que conscientização, é o costume. Traga sua ecobag para seu dia a dia e rotina.

Esta entrada foi publicada em Blog, Notícias SWU, Sua Rotina, Sustentabilize-se. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

33 respostas a Pesquisa diz que apenas 1/3 das pessoas que têm ecobags realmente as utilizam

  1. fabio marcel disse:

    bom eu e minha familia usamos as nossas…. ;D

  2. Lady Melo disse:

    Aqui na minha cidade a maioria das pessoas já começaram a aderir mesmo a essas sacolas, já que não se usa mais saco plastico… Todo mundo hoje em dia por aqui, dá um jeito de ter que não comprar essas sacolinhas.

  3. tainá . disse:

    Quando vamos no mercado aqui, não utilizimos sacolas e sim caixas de papelão.. não são melhores que as ecobags mas acho que não faz tão mal assim como as sacolas

  4. Eu realmente utilizo pouquissimo ;\

  5. L.A.A disse:

    Tô dentro desse 1/3 !

  6. Quem tá no 1/3 levanta a mão ae! o/

  7. Juliana Paes disse:

    Ao menos eu faço parte desse um terço.[2]

  8. Ao menos eu faço parte desse um terço.

  9. mauricio negro disse:

    Não há como dispensar sacolas por enquanto. No Brasil não há aproveitamento do lixo recolhido pelos municípios. Há quase vinte anos toda minha família separa, acondiciona em saquinhos e leva o lixo não orgânico para diferentes pontos de coleta e reciclagem. Claro que dá para usar as ecobags ou mochilas para ir às compras. Sobretudo se a família for pequena. Mas isso tem limite. Numa certa altura será preciso usar os saquinhos que, além de plásticos, são práticos. Já desenvolvemos, aqui mesmo no Brasil, material plático biodeagradável. Já comentaram acima: sacolas à base de mandioca. Por que ate agora as redes de supermercado ainda não as utilizam permanece um mistério. Realmente dá impressão de corpo mole e falta de consciência.