350.org

350.org é uma campanha internacional dedicada às soluções climáticas que a ciência e a justiça exigem. O nome 350 vem do objetivo de reduzir a concentração de dióxido de carbono na atmosfera a partir do seu nível atual de 392 partes por milhão, para menos de 350 ppm, limite de segurança climática de acordo com os cientistas.

Um pouco de nossa história

O Escritor ambiental Bill McKibben e um time de sete amigos da Universidade de Middlebury em Vermont lançaram a 350.org em 2008.  Um ano antes, esta mesma equipe havia organizado o Step It Up 2007 campanha feita nos Estados Unidos, que culminou em um grande dia de ação com 1.400 eventos em todos os 50 estados. Em cada evento, desde esquiadores descendo por geleiras derretidas até  mergulhadores promovendo ações ao lados dos corais ameaçados da Flórida, cidadãos seguraram um cartaz com a mensagem: Dê um passo à frente, Congresso: Corte a emissão de Carbono em 80% até 2050!

Em uma semana, os candidatos à presidência dos Estados Unidos: John Edwards, Hillary Clinton, e Barack Obama assinaram a meta de diminuição de 80% até 2050, pela primeira vez.

Aqui você pode ver Jon Warnow, nosso coordenador de Web contando sobre o sucesso da campanha – em inglês. 

Em 2008, a equipe do Set it Up decidiu transformar este modelo de divulgação online de mensagem comum, em uma ação global. Mais ou menos na mesma época, um dos cientistas climáticos mais respeitados do mundo, James Hansen, publicou um estudo fixando 350ppm como o limite máximo de CO2 na atmosfera. Em resumo, o estudo diz que devemos manter os níveis de CO2 abaixo de 350ppm para mantermos o planeta com o mesmo grau de desenvolvimento civilizatório e com a vida na Terra adaptada. Bill McKibben rapidamente definiu o 350 como o número mais importante do mundo e semanas depois da divulgação do estudo de Hansen, o nosso time criou a 350.org.

Com uma equipe de apenas 7 pessoas e um planeta inteiro para organizar, cada membro do grupo escolheu um continente e começou a contatar organizações, amigos, pessoas no Facebook e no Google, e pedir que eles reservassem o dia 24 de Outubro de 2009 para o maior dia internacional de ação pelo clima com o intuito de popularizar a meta 350ppm. Para começar a campanha, criamos esta animação de 90 segundos que tenta explicar o número 350 sem utilizar palavras (assim pode ser entendido em qualquer língua).

Nossa campanha rapidamente ganhou impulso. Em dezembro de 2008, Al Gore aderiu ao 350ppm e alguns meses depois Dr. Rajendra Pachauri presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPPC) e o influente economista Nicholas Stern também aderiram. Nosso time cresceu para 35 membros espalhados por todo o planeta, de Cybercafés em Burundi até apartamentos em Nova Deli. Com o 24 de outubro – Dia Internacional de Ação pelo Clima se aproximando, centenas de organizações parceiras aderiram ao movimento com milhares de voluntários colocando a mão na massa e organizando eventos locais.

Os resultados foram verdadeiramente espetaculares.O 24 de Outubro uniu mais de 5.200 eventos em mais de 180 países, o que a CNN chamou de: “o maior dia de ação política conjunta da história do planeta”. A revista Foreign Policy descreveu o evento como: “a maior ação global conjunta já vista”. A melhor forma para entender e apreciar a dimensão, a diversidade e a criatividade deste dia está nas mais de 20.000 fotos dos eventos que recebemos naquele fim de semana. Veja aqui ou se preferir assista ao vídeo.

A 350.org levou esta energia para as Negociações da ONU para o Clima em Copenhague em dezembro. Nessas negociações a 350.org trabalhou dando suporte aos 112 países que apoiaram a meta de 350ppm. Estes países são, em sua maioria, as nações mais vulneráveis às mudanças climáticas. Ilhas e diversos países da África, que já sofrem com as devastadoras conseqüências dos altos níveis de CO2. Nós ajudamos a mobilizar 100 mil pessoas nas ruas de Copenhague, organizamos milhares de vigílias ao redor do mundo em parceria com a campanha  TckTckTck e mantivemos nossas atualizações sobre as negociações nas nossas mídias sociais.

Copenhague, claro, não produziu o tratado justo, ambicioso e legalmente vinculante que tantos esperavam. Por isso, este ano o nosso trabalho continua.

10/10/10 – Dia Global de Soluções Climáticas

No dia 10 de Outubro, a 350.org e seus parceiros estão coordenando o 10/10/10 Dia Global de Soluções Climáticas. Em milhares de cidades ao redor do planeta, pessoas vão colocar as mãos à obra para criarem soluções climáticas locais – instalando painéis solares, criando jardins comunitários, pintando ciclovias nas ruas, e muito mais – e mandando uma mensagem simples para os nossos políticos: nós estamos colocando as mãos à obra, e vocês?

“Nossa mensagem é: se nós podemos colocar as mãos à obra, os nossos legisladores também podem” disse o fundador e escritor ambiental, Bill McKibben. “Se podemos subir no telhado das nossas escolas e instalar painéis solares, com certeza nosso políticos podem pisar no chão do senado ou da ONU e assinar uma lei ambiciosa.”

Alguns exemplos dos nossos eventos de destaque para este dia incluem lutadores de sumo andando de bicicleta em Tóquio, uma limpeza de rua e uma projeção de filme no antigo anfiteatro romano de Gérasa na Jordânia, e uma ação para concertar todas as bicicletas em Aukland, Nova Zelândia. Centenas de campus universitários na Índia e na China estão se comprometendo em criar ações e, já temos eventos registrados em quase todos os 50 estados dos Estados Unidos em diversas partes do mundo.

Aqui no Brasil, já temos mais de 30 eventos cadastrados, e muitos outros sendo planejados! Teremos limpeza nas praias do Rio de Janeiro e na Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte, pedalada ecológica em Anápolis-GO, evento em prol da segurança dos ciclistas em Gravatá-PE  e muito mais ainda está por vir!

10/10/10 já está se transformando no maior dia de ação prática na luta contra as mudanças climáticas da história da humanidade. Será no dia seguinte ao fim do encontro sobre mudanças climáticas da ONU na China e 7 semanas antes das negociações da ONU em Cancun no México, os dias estão contados para mostrarmos uma nova forma de apoio para as ações climáticas.

Para colocar mãos à obra, participar de ações que já estão sendo desenvolvidas ou registrar sua própria ação entre no nosso site http://world.350.org/brasil/

Compartilhar