Setembro Verde

MATILHA CULTURAL ESPALHA SETEMBRO VERDE PELA CIDADE

Programação multimídia oferece arte, música e cinema na Matilha, além de seminários, oficinas, debates e um circuito de bares, clubes e restaurantes engajados em estimular o consumo consciente entre os jovens. Jaime Prades ganha exposição

A Matilha Cultural preparou, para o mês de setembro, uma programação cultural e um circuito de entretenimento com temas relacionados a mudanças climáticas e consumo responsável. Denominado Setembro Verde e realizado entre os dias 10 de setembro e 10 de outubro, o projeto reúne mais de 50 atrações na Matilha Cultural e em cerca de 20 espaços da cidade de São Paulo.

As atrações audiovisuais concentram-se na Matilha Cultural. A exposição “Matilha Humana”, individual de Jaime Prades, reúne painéis, ícones, instalações e um mural na galeria. Uma mostra de fotos de árvores de São Paulo realizada pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente ocupa a arena. Na programação musical, os já consagrados happy hours de terça (Aquecimento Central) e sexta (Mondo Cane) recebem convidados especiais como Guizado (05/10) e Dubatak (10/09). Já o cinema da Matilha trará o lançamento de três documentários longa metragens que abordam diferentes aspectos da discussão sócio-ambiental: Os Representantes (Brasil, 2009); The Yes Men Fix the World (EUA, 2009) e 2012 – Tempo de Mudança (EUA, 2010). A Matilha também recebe parte da programação do Entretodos – Mostra de Curtas de Direitos Humanos, uma realização da Sec. Municipal de Direitos Humanos e do Cinesesc.

Conteúdo

Dos eventos de conteúdo do Setembro Verde,um dos destaques fica para o bate-papo sobre o papel da propaganda e os novos padrões de consumo com o publicitário Marcello Serpa (23/09, na Matilha). e o workshop sobre design e sustentabilidade com a stylist Chiara Gadaletta promovido pela Galeria Mundo Mix (25/09). Ainda no tema design e sustentabilidade, o Espaço Serralheria, na Lapa, realiza um eco-bazar com designers que privilegiam o reaproveitamento de materiais ao som da banda Freakheads (19/09).

Para quem busca entender as relações diretas entre responsabilidade do consumidor e o aquecimento global, as indicações são o debate “Clima e Consumo: como resolver essa equação?”, proposto pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVCes, 15/09) e a oficina “ Água, clima e consumo; ação, reação e percepção” das ONGs IDEC e Vitae Civilis (Matilha, 05/10). Os debates programados pelo Movimento Nossa São Paulo para os dias 20 e 21, na Câmara Municipal, tem como foco a sociedade do automóvel e no trânsito paulistano. Já para quem estiver interessado em colocar a mão na massa, a boa pedida é a Oficina de Permacultura e Educação Ambiental que será realizada pela Rede Social da Vila Buarque e pelo coletivo Cultive Resistência na Biblioteca Monteiro Lobato/Praça Rotary no dia 26/09.

“Nosso objetivo com o Setembro Verde é criar massa crítica sobre consumo responsável e mudanças climáticas na população jovem da cidade através da cultura e do entretenimento”, explica Rebeca Lerer, diretora de conteúdo da Matilha Cultural. “O desafio era atrair o público jovem a participar dos eventos de conteúdo para ampliar seu conhecimento e capacidade de ação sobre as mudanças climáticas. Por isso, adotamos a estratégia de criar um circuito de entretenimento de festas, shows e gastronomia, que oferece convites VIPs e descontos como incentivos às pessoas que participarem dos debates, palestras, oficinas, ativismo e mostra de documentários do Setembro Verde ”.

Circuito de shows e festas

Baladas como Lions, Berlin, Vegas, Studio SP, Sonique, Centro Cultural Rio Verde e Voodoohop realizarão festas temáticas, com distribuição do material do Setembro Verde, Vaga Viva e cota de convites VIPs para o público. O Movimento SWU (Start With Us) também participa da mobilização, doando uma cota de ingressos do festival. Descontos que variam de 15% a 50% em pratos vegetarianos são a contribuição de bares e restaurantes como Goa, Yam, Café Aprendiz, Babek Kebab, Z Carniceria, Volt e Bar Blá. A gestão destes incentivos será feita pela Matilha em parceria com o site Catraca Livre, um portal de eventos culturais gratuitos.

Boa parte dos eventos do Setembro Verde é gratuita, como toda a programação da Matilha Cultural e o Estação Catraca, mostra de artes do site Catraca Livre que reúne bandas e pintura ao vivo no Centro Cultural Rio Verde (12/09). Também há eventos a preços populares, como a programação de filmes engajados do Cineclube Cecília (toda terça, entrada a R$ 2) e a edição especial do Samba do Monte/Setembro Verde (12/09, entrada a R$ 1).

Para conectar todos os espaços e atividades da programação, será distribuído o livreto Setembro Verde, um catálogo das obras de Jaime Prades acompanhado de textos sobre consumo responsável e redução da poluição individual elaborados pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVCes). Com tiragem inicial de 7 mil exemplares, a publicação traz imagens e idéias sobre consumo responsável e dicas práticas de sustentabilidade e tem a capa feita de papel de sacos de cimento reciclado.

Concurso universitário de publicidade
A Matilha Cultural é parceira da campanha TicTacTicTac – Hora de agir pelo clima, da 350.org e da ESPM na promoção de um concurso universitárioque visa despertar e engajar lideres mundiais e o público em geral para ações efetivas no combate às mudanças climáticas, no âmbito da CoP 16 que acontece no final do ano no México. A partir do final de agosto e durante o mês de setembro, alunos de Comunicação Social ou Design podem criar campanhas publicitárias tendo como tema a mobilização em torno das questões das mudanças climáticas, trabalhadas nos eventos do Setembro Verde. Os vencedores terão suas campanhas divulgadas nos sites das entidades envolvidas e, possivelmente, na mídia tradicional. A premiação será dia 07/10 em um evento na Matilha Cultural, parte da programação Setembro Verde. Regulamentos e inscrições no site www.tictactictac.com.br.

Mobilização por toda a cidade

Além das atividades culturais, o Setembro Verde vai aproveitar a mobilização do Dia Mundial sem Carros, celebrado anualmente em 22/09, para realizar ações de Vaga Viva em diversos pontos da cidade. A Vaga Viva consiste na  transformação temporária de vagas de estacionamento em praças de convivência para pessoas, com o intuito de provocar uma reflexão sobre a relação entre a cidade e o automóvel. Além de apoiar a Vaga Viva promovida pelo Movimento Nossa São Paulo no dia 22 (07h-19h, ao lado do Conjunto Nacional) e incentivar os espaços participantes a realizarem a intervenção, o Setembro Verde programou, para a noite de 24/09, uma grande ação Vaga Viva no Baixo Augusta para atingir o público jovem que frequenta as baladas da região.

Outra parceria do Setembro Verde é com o Movimento SWU (Start With Us – festival de música que acontece de 09 a 11 de outubro) e com a campanha global 10:10:10, que mobiliza grupos locais de todo o planeta para agirem em sincronia pelo clima no dia 10 de outubro. Além de apoiar os flashmobs previstos pelo Movimento SWU, o encerramento da programação Setembro Verde será no dia 10/10 com uma atividade dentro do festival, realizada pela 350.org com o apoio da Matilha Cultural.

“Em 2009, fizemos a primeira edição do Setembro Verde apenas na Matilha. Percebemos que havia espaço na cidade de São Paulo para uma programação cultural voltada ao engajamento socio-ambiental. A adesão de tantos parceiros ao projeto indica que tínhamos razão”, comenta Rebeca Lerer. “Informação e cultura conectam as pessoas. Precisamos dessa conexão para salvar o planeta”, conclui.

PROGRAMAÇÃO  DETALHADA

Artes Visuais – Jaime Prades

Um dos responsáveis pelo grupo Tupinãodá, primeiro coletivo brasileiro de arte urbana, criado nos anos 1980, Jaime Prades apresenta a exposição MATILHA HUMANA, uma seleção de painéis, ícones, instalações e um mural.

Jaime Prades é brasleiro nascido na Espanha. Se envolveu com os primórdios da street art paulistana, ao lado de nomes, como Zé Carratu e Eduardo Duas. A partir dos anos 90, se distanciou um pouco da rua e partiu para pesquisas baseadas em sobras de construção, concreto, madeiras, móveis usados. Hoje, se envolve tanto com a arte urbana e o trabalho de design em ateliê, tendo a peça Natureza Urbana uma fração emblemática de suas produções atuais, que ainda conta com o livro lançado em 2009, A Arte de Jaime Prades, pela editora Olhares.

Local: Matilha Cultural

Data: 10 de setembro a 09 de outubro
Horários de funcionamento:
terça-feira a sábado, das 12h as 20h

Fotografia - Árvores de São Paulo

A exposição reúne quarenta imagens vencedoras das quatro primeiras edições (2006-2009) do concurso Árvores de São Paulo, realizado anualmente pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. São trabalhos de fotógrafos amadores ou profissionais com idades a partir de 16 anos. Informações sobre o concurso: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/concurso_de_fotografia/

Local: Matilha Cultural

Data: 10 de setembro a 09 de outubro
Horários de funcionamento:
terça-feira a sábado, das 12h as 20h

Cinema

Durante o Setembro Verde, serão lançados três longas documentários no cinema da Matilha Cultural. Entre os filmes escolhidos, Os Representantes (Brasil, 2009) de Felipe Lacerda e The Yes Men Fix the World, de Andy Bichlbaum e Mike Bonanno (EUA, 2009), premiado com a seleção do juri do festival de Sundance e a escolha da audiência do festival de Berlim e legendado em português para o Setembro Verde. Outro lançamento do período é o longa 2012 – Tempo de Mudança (EUA, 2010), produzido nos EUA pelo diretor brasileiro João Amorim.

Os Representantes (BRA, 2009) – 104’

Português
Dir: Felipe Lacerda
O documentário é um estudo de caso dos métodos utilizados pelos políticos brasileiros para permanecer no poder, a partir do cotidiano de um vereador do interior do Amazonas.
Lançamento – sexta-feira, 10/09 com presença do diretor. 21h aberto ao público

dias 11 (sab) e 12 (dom) – 20h

dias 14 (ter), 15 (qua), 16 (qui) e 17 (sex) – 21h

dias 18 (Sab) e 19 (dom) – 20h

dias 21 (ter), 22 (qua) e 23 (qui) – 21h

dia 10/10 (dom) – 18h

The Yes Men Fix the World (EUA, 2009) – 89’

Inglês, Legendas em português

Dir: Andy Bichlbaum e Mike Bonanno
Premiado com a seleção do juri do festival de Sundance e a escolha da audiência do festival de Berlim, em tom de deboche, o documentário expõe aqueles que lucram com catástrofes ambientais  e outros eventos chocantes.

Pré-lançamento – sexta-feira, 10/9, 19h (para convidados)

dia 24 (sex) – 21h – Lançamento

dias 25 (sab) e 26 (dom) – 20h

dias 28 (ter), 29 (qua) e 30 (qui) – 21h

dia 09/10 (sab) – 20h

2012 – time for change (EUA, 2010) – 85’

Ingles com legendas em português

Dir: João Amorim;
“2012: Tempo de Mudanças”, apresenta uma alternativa otimista para visões apocalípticas do fim do mundo. Dirigido pelo nominado ao Emmy João Amorim, o filme segue o jornalista Daniel Pinchbeck, autor do bestseller 2012: The Return of Quetzalcoatl, em busca de um novo paradigma que integra a sabedoria arcaica de culturas tribais com metodologia científica.

http://2012timeforchange.com/site/index.html

Lançamento Nacional – Sexta-feira, dia 01/10, 21h

dias 02 (sab), 03 (dom) – 20h

dias 05 (ter), 06 (qua), 07 (qui) e 08 (sex) – 21h

dia 09 de outubro (sab) – 18h

Mostra ENTRETODOS

Alinhado com o Setembro Verde, o cinema da Matilha Cultural recebe parte da programação do Entretodos – Festival de curtas de Direitos Humanos, organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos em parceria com o Cinesesc, que exibe curtas metragens que abordam questões atuais com linguagem livre e criativa. Para conferir a programação completa do Festival Entretodos, acesse o site http://www.entretodos.com.br/index.html.

ENTRETODOS MATILHA
DATA SESSÃO
15/09 19h
16/09 19h
17/09 19h
18/09 15h e 17h + debate

Capacidade: 68 pessoas, 1 cadeirante.

Eventos na Matilha Cultural (todos abertos e gratuitos, sujeitos à lotação do espaço)

Evento Organização / Apoio Data e Horário
Abertura do Setembro Verde com coquetel vegetariano, filmes, debate com happy hour Mondo Cane / participação Dubatak Matilha Cultural 10/09

18h-22h

Bate papo: O papel da propaganda e os novos padrões de consumo

Com: Marcello Serpa (publicitário, ALMAP/BBDO) ; 60 pessoas

Apoios: 350.org/ Tictactictac/ESPM 23/09

18h-20h30

Oficina Água, clima & consumo ; 50 pessoas Vitae Civilis & IDEC 05/10

18h-20h

Premiação concurso universitário de campanhas sobre mudanças climáticas

Evento aberto, gratuito

Tictactictac, 350.org, ESPM 20h
Feira de adoção de cães e gatos ONG Natureza em Forma Todo domingo

14h-20h

Música na Matilha

Durante o Setembro Verde, a Matilha mantém sua programação musical para o espaço, com happy hours musicais todas as terças, sextas e sábados.

Terças-feiras – Aquecimento Central
Toda terça-feira, das 18h às 22h, o happy hour musical da Matilha recebe os DJs Soares/ Zinco e convidados especiais. O happy hour já virou ponto de encontro no centro de São Paulo, onde amigos se encontram para ouvir boa música. EDIÇÃO ESPECIAL 05/10 show especial de Guizado & Banda. Com metais, bases eletrônicas e uma pegada rock, o artista paulista apresenta uma profusão musical com muitas referências. http://www.myspace.com/guizado

Sextas-feiras – Mondo Cane: Trilhas sonoras do mundo
O happy-hour/ pré-balada das sextas-feiras passeia pelas trilhas sonoras do mundo! Os DJs Mzk e Wojtila destilam um pouco dos sons do mundo, com especiarias sonoras dos cinco continentes para aqueles que desejam fugir por alguns minutos do mundo cão. Das 18h às 24h. EDIÇÃO ESPECIAL 10/09 com Dubatak. http://www.myspace.com/dubatak

Sábados – FunkDogDelic
Aos sábados, das 18h às 23h, muito funk anos 70, samba rock e soul music no projeto de black music da Matilha Cultural. DJ João Branco é residente e recebe sempre convidados especiais. Durante o projeto, acontece também feira de vinis e camisetas da black music. Comece suas noites de sábado mais cedo no FunkDogDelic!

SEMANA DO DIREITO DO ANIMAL – 28/09 a 03/10

Dentro da programação Setembro Verde, uma semana será inteiramente dedicada a ações que visam discutir o direito dos animais.

Evento Data e Horário
Exposição Mostra de Banners com Leis de Direitos Animais 28/09 a 03/10

12h às 20h

Música + Filme Aquecimento Central com sessão do filme  “O Fulaninho” – Instituto Nina Rosa (participações a confirmar) 28/09

18h às 22h

Lançamento de estudo

60 pessoas

Lançamento do estudo da “Comissão de Estudos para Avaliação da Coexistência dos Animais Domésticos, Domesticados, Silvestres Nativos e Exóticos com a População Humana, os Reflexos na Saúde Pública e Meio Ambiente e a Legislação Pertinente na Cidade de São Paulo” 01/10

Hora: a confirmar

Vaga Viva Vaga Viva em frente à Matilha Cultural com Adoção de Cães 02/10 e 03/10

14h-20h

Palestra

60 pessoas

“Comportamento Animal”

Núcleo Pet – Jorge Pereira

02/10 (a confirmar)

16h

Palestra

60 pessoas

“Comportamento Humano em Relação aos Animais”

Turismo 4 Patas – Lilian

03/10

16h

SETEMBRO VERDE PELA CIDADE

O Setembro Verde cria, pela primeira vez na cidade, um circuito de entretenimento dedicado à causa da sustentabilidade ao envolver diferentes espaços de São Paulo em ações que mobilizam faculdades, espaços, praças, restaurantes, bares e casas noturnas por toda a cidade.

Circuito de festas e shows

Festas especiais e apresentações musicais reunem estabelecimentos parceiros, bares e casas noturnas paulistas, levando o Setembro Verde para dentro do roteiro de diversão da cidade. Para estas festas temáticas, os estabelecimentos disponibilizaram convites VIPs que serão usados em promoções a fim de atrair público para os eventos de conteúdo e mostras de documentários.

Circuito de Festas e Shows
11/09 Noite Afrocubana/Rio Verde -http://www.centroculturalrioverde.com.br/site/
12/09 – 17h às 22h Estação Catraca/ Rio Verde – catracalivre.com.br – gratis
12/09 – 15h às 20h Samba do Monte – sambadomonte.blogspot.com
14/09 Festa Sonique – www.soniquebar.com.br
17/09 Festa Vegas  www.vegasclub.com.br com Vaga Viva
18/09 Festa Voodoohop http://www.facebook.com/pages/Sao-Paulo-Brazil/VOODOOHOP/101299208289
19/09 Show Céu – Pq. Independência – Mostra Entretodos
23/09 Festa Lions  www.lionsnightclub.com.br
28/09 Festa Berlin www.clubeberlin.com.br com Vaga Viva
30/09 Festa Seleta Coletiva /Instituto– Studio SP www.studiosp.org com Vaga Viva

Gastronomia

Durante o Setembro Verde, bares e restaurantes parceiros oferecerão descontos especiais em pratos vegetarianos de seus cardápios.

Estabelecimentos Parceiros

*Prato definido pelo estabelecimento

Bar Blá  – vejasp.abril.com.br/bares/bla-bar-restaurante 15% nas saladas

10% em prato vegetariano *

Bar Volt – www.barvolt.com.br/ Desconto 25% em prato vegetariano*
Bar Z Carniceria – www.zcarniceria.com.br/ Desconto 25% em prato vegetariano *
Restaurante Goa – www.goavegetariano.com.br Desconto 25% prato do dia

Vaga Viva dia 22/09

Restaurante Yam - www.goavegetariano.com.br Desconto 50% prato do dia

Vaga Viva dia 22/09

Café Aprendiz – www.cafeaprendiz.com.br/ Desconto 20% salada Aprendiz
Babek Kebab – www.babekkebab.com.br Desconto 50% kebab abobrinha

Oficinas, palestras e outros eventos

Evento Local Horário
Seminário Clima & Consumo: como resolver essa equação, com Laura Valente, ICLEI e Marcelo Sodré, IDEC

Centro de Estudos em Sustentabilidade – GVCes

Salão nobre FGV 15/09

19h

Abertura da Semana da Mobilidade com o lançamento da Pesquisa IBOPE/MNSP Dia Mundial Sem Carro 2010

Movimento Nossa São Paulo

Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo 16/09

10h às 12h

Eco – Bazar de design sustentável

Com show da banda Freakheads

Gratuito

Espaço Serralheria – Lapa

19/09
17h às 22h
Debates sobre transporte – Movimento Nossa São Paulo

Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Sustentáveis

Auditório da Câmara Municipal de São Paulo

20/09
I – 10h às 13h

II – 18h30 às 21h30

Debates sobre transporte – Movimento Nossa São Paulo

A experiência de mobilidade da cidade de Bogotá

Auditório da Câmara Municipal de São Paulo 21/09

18h30-21h30

Vaga Viva – Movimento Nossa São Paulo

Dia Mundial Sem Carros

R. Pde. João Manuel, ao lado do Conjunto Nacional 22/09

07h-19h

Abertura do FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental

http://cineclubesocioambiental.org.br/home/

Sala Crisantempo 23/09

Hora a definir

Workshop sobre Design & Sustentabilidade com Chiara Gadaleta, seleção de itens sustentáveis, coquetel veggie

Galeria Mundo Mix

Galeria Mundo Mix 25/09

Hora a definir

Oficina de Educação Ambiental

Rede Social da Vila Buarque/ SENAC  Consolação e Coletivo Impróprio

Praça Rotary

26/09
10h às 16h
Flash mobs – SWU http://www.swu.com.br/pt/ 10/10
Mobilização 10:10:10
www.1010global.org/uk – 350.org
Festival SWU 10/10
Hora a definir

Cine Cecília

Em sintonia com o Setembro Verde, o Cineclube Cecília, localizado no bairro de Santa Cecília, preparou uma programação de filmes especiais sobre meio ambiente e consumo.  Todas as terças-feiras, durante o mês de setembro, sempre às 19h. No dia 21, além da sessão de cinema e de um debate, será também realizada uma ação de Vaga Viva com música ao vivo.

Capacidade: 40 pessoas;

Entrada: R$ 2

—  14/9 – “Surplus: Terrorismo do Consumo”

—  21/9 – “Quem matou o carro elétrico” e “Sociedade do automóvel“

—  28/9 – “Food Inc”

Sobre a MATILHA & OLLDOG

A Matilha Cultural é uma entidade independente e sem fins lucrativos instalada em um edifício de três andares, localizado no centro de São Paulo. A Matilha integra um espaço expositivo, sala multiuso, café, além de um cinema com 68 lugares.

Fruto do ideal de um coletivo formado por profissionais de diferentes áreas, a Matilha foi aberta em maio de 2009 e tem como principais objetivos apoiar e divulgar produções culturais e iniciativas sócio-ambientais do Brasil e do mundo.

A Matilha foi concebida dentro da OLLDOG FILMES, produtora de cinema cuja história está associada à defesa dos diretos dos animais. Produziu uma série de filmes independentes e para ONGs parceiras denunciando o abandono, os testes de laboratório em animais e a vivisecção, sempre levantando a bandeira do respeito e defesa da vida.

MATILHA CULTURAL

Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo.

Tel.: (11) 3256-2636.

Horários de funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h as 20h.

Wi-fi grátis.

Cartões: VISA (débito/crédito)

Entrada livre e gratuita, inclusive para cães.

www.matilhacultural.com.br

Assessoria de imprensa Matilha Cultural

Cartaz Comunicação

Leandro Matulja / Letícia Zioni / Sandra Calvi

www.agenciacartaz.com.br

Informações para Imprensa:

Maurício Sacramento

(+55 11) 3871-3030 – ramal 217

mauricio@agenciacartaz.com.br

Compartilhar