Aprendiz

A Associação Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que, desde 1997, experimenta, desenvolve e divulga o conceito de Bairro-Escola, visando o aprimoramento simultâneo da comunidade e da educação. Cria-se, assim, um amplo espaço educativo, estruturado por uma rede que une toda a comunidade, amplia as possibilidades de aprendizagem e melhora a qualidade de vida urbana.

Como estratégia, a Cidade Escola Aprendiz realiza projetos focados em arte, cultura, educação, comunicação, tecnologia e articulação comunitária. As tecnologias sociais desenvolvidas são sistematizadas e compartilhadas com outras comunidades que se inspiram nessa experiência.

Atualmente, a associação desenvolve cerca de 30 ações, atendendo a 1000 pessoas diretamente e mobilizando mais de 100 instituições públicas e privadas de todos os portes que configuram a rede Bairro-Escola. Parte das ações acontece no bairro da Vila Madalena, em São Paulo (SP), onde a instituição está localizada desde a sua fundação. Desta forma, a relação da organização com bairro constitui um laboratório pedagógico há 12 anos.

Além disso, a organização vem influenciando iniciativas comunitárias e políticas públicas em todo o país, como o Programa Mais Educação do MEC, o Escola Integrada de Belo Horizonte, o Escola em Período Integral de Sorocaba, o programa Bairro-escola de Nova Iguaçu, o  Bairro Educador no Rio de Janeiro e Programa Integração Familia e Escola de Taboão da Serra, entre outros.

Missão

Criar e articular oportunidades que fortaleçam a educação integral de crianças e jovens por meio da utilização de tecnologias sociais inovadoras desenvolvidas e geridas pelas comunidades.

Visão

O Aprendiz inova continuamente para aprimorar o Bairro-Escola como tecnologia social que garanta que os sujeitos e suas comunidades se desenvolvam de forma sustentável, autonoma e integral com base em oportunidades educativas que reconheçam e fortaleçam seus potenciais e escolhas.

Valores

O Aprendiz opera com seus valores essenciais. Estes valores são parte das vidas de todos os que se associam ao Aprendiz e respeitam os mesmos em todas as relações.

  • Poder de decisão dos sujeitos para criar mudanças.
  • Inovação e colaboração para alcançar os resultados desejados.
  • Sustentabilidade em tudo que fizermos.

Bairro Escola

O Bairro-Escola propõe a integração entre escolas, famílias, instituições e agentes locais na perspectiva da criação e articulação de oportunidades educativas, estabelecendo relações de confiança e apoio recíproco. Trata-se de um esforço em transformar o território em uma comunidade de aprendizagem onde todos participam e podem aprender e ensinar. Compreende-se assim que a educação não é tarefa única da escola, mas responsabilidade conjunta de todos e que não está restrita às fases da infância e juventude, mas é parte de todas as etapas da vida dos sujeitos.

O Bairro-Escola não é um modelo fechado, localista e desvinculado de políticas públicas nacionais, mas uma proposta de política educativa que trabalha fundamentalmente a partir das condições econômicas, políticas, culturais e territoriais de cada lugar, potencializando-as.

Compartilhar