Bituca pode sair da sarjeta e virar tecido

Diariamente quase 13 toneladas de bitucas são jogadas só nas ruas de São Paulo. Tá bom pra você? Agora, a boa notícia desse parágrafo é que, em vez de entupir bueiros e contaminar a água, elas poderiam muito bem ser reutilizadas.

Foi pensando nisso que os designers Jefferson Vasconcelos e Fauzi Nasreddine desenvolveram, em 2007, um tecido fabricado a partir dos filtros de cigarros. A ideia era utilizar a massa resultante da reciclagem deles para confeccionar tecido e atender ao mercado em diversos segmentos.

Mas não foi fácil encontrar patrocínio aqui no Brasil. Tanto que a ideia dos designers estacionou. “A gente teve que deixar um pouco de lado por culpa da falta de verba. Dependemos muito da iniciativa privada ou de algum apoio público para fazer um teste industrial”, conta Jefferson. “Quando a mídia ficou sabendo do projeto do tecido, muita gente começou a procurar. O problema é que tinha muita gente mal intencionada, que não queria ajudar, mas explorar”.

Algo semelhante foi feito pela chilena Alexandra Guerrero: ela cria faz roupas a partir das bitucas, misturando o material do filtro com lã natural. É o projeto Mantis.

Enquanto a ideia do tecido está em stand by, Jefferson não deixou de desenvolver materiais sustentáveis. Ainda hoje faz palestras voltadas a Arquitetura Sustentável e tem um desejo simples: que todos saibam a importância do reaproveitamento. Porque parece que não, mas algumas das coisas que jogamos no lixo – e na calçada – podem ter muito valor.

O texto de hoje nasceu da dica da Natália Feula @feula, que já está engajada no movimento e nos deu essa ideia. Como era muito boa, não podíamos deixar passar

Esta entrada foi publicada em Blog, Notícias SWU, Sustentabilize-se, Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

26 respostas a Bituca pode sair da sarjeta e virar tecido

  1. Jeff Carvalho disse:

    Uns amigos meus poderiam ficar ricos até, auhauhauhauh

  2. fabio marcel disse:

    o ideal é que todos paracem de fumar…mas a ideia é suuuuper inteligente