Com que roupa que eu vou?

Com que roupa você iria ao SWU Music & Arts Festival se quisesse mostrar sua personalidade e sua adesão ao movimento? Capriche no figurino, exponha seu lado sustentável, pegue sua câmera, seu celular, faça uma foto e mande pra gente. A melhor foto vai faturar um par de ingressos para a experiência SWU que, como você já sabe, é bem mais que um festival. Um, dois, três: Xiiiiis!

A equação da roupa certa: MD + EP + NVS² = JBV

Quem não quer vestir-se bem? O mundo, desde que nasce, quer se vestir bem. Por que você acha que os nenês nascem chorando? Porque nascem pelados, ora! Se alguém pudesse traduzir os berros de uma criança no pós-parto teríamos algo como: “Cadêêêê minha fralda nova e meu macacãozinho de veludo alemão!”. Os anos passam e, lá na frente, com a gente já adulto, a velha questão reaparece: Como fazer para me vestir bem?

Muito bem, vamos lá! Antes de tudo, vamos largar mão da hipocrisia e admitir, sim, que se a gente fica horas na frente do espelho, escolhendo a camisa mais bacana ou o a saínha perfeita, é porque queremos ser notados. Esse nheco-nheco de que “eu me visto pra mim e não pros outros” é conversa pra boi dormir. Queremos que o outro olhe pra gente e se sinta atraído. Ponto.

Entendido isso, o primeiro ponto a ser observado nessa busca pela roupa ideal é a Moda. Sim, sim, a moda. Ela não existe à toa e espiar o que estão usando os galãs de novela, o que dizem as principais revistas masculinas e femininas e, sobretudo, observar as pessoas nas ruas, na facul e no seu trampo é essencial. Seja você gatinha ou gatão, não podemos simplesmente abrir mão da moda – tendo em vista nosso objetivo.

Mas, só a moda não basta. Isso porque, vamos imaginar que, de repente, a moda determina que o cool é usar suspensórios em vez de cintos. Só que você adora seus cintos e, como se não bastasse, sempre achou suspensórios ridículos! Chegamos aí no segundo e importantíssimo ponto: o seu Estilo Próprio.

Muito bem. Só que pautar seu guarda-roupas em cima apenas de seu próprio estilo pode ser também uma roubada. Por exemplo, vamos supor que seu estilo seja andar de pochete pra cima e pra baixo. Na boa, isso não lhe dá o direito de ir numa balada de pochete na cintura e ganhar o troféu de jumelo do ano. Ter semancol e bom-senso é fun-da-men-tal! Assim, chegamos ao terceiro e último elemento que compõe nossa equação para se vestir bem: a Noção de que Você é um Ser Social.

Assim, somando Moda (MD) + Estilo Próprio (EP) + Noção de que Você é um Ser Social (NVS²) chegamos ao produto final que você tanto queria: Jovem Bem Vestido (JBV). Parabéns! E boa festa!

  • Fabiano Rampazzo
    • Fabiano Rampazzo, 34 anos, é jornalista e escritor, com quatro livros publicados sobre relacionamento.

      Para o Manual do Xavequeiro (Editora Matrix), o autor entrevistou mais de 200 homens e mulheres de diferentes faixas etárias, tornando-se um “conhecedor” da arte da conquista.

Concurso encerrado

Regulamento

Esta entrada foi publicada em Concursos Culturais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

13 respostas a Com que roupa que eu vou?

  1. Andreza disse:

    devo me preparar como o frio que enfrentamos na edição anterior?

  2. Lila disse:

    Meninas já escolheram o modelito?

  3. Lara Castro disse:

    Não necessariamente o sexo oposto. Acho que o texto do Fabiano é mais abrangente!

  4. Fabiano Rampazzo disse:

    Oi Camila. Nem de longe passou pela minha cabeça tal exclusão quando escrevi a citada frase. Mas, devo concordar com você e com sua atenta leitura, motivo pelo qual fiz uma alteração que adequou melhor a ideia. Obrigado.

  5. Spencer William disse:

    Conconrdo!

    Apesar de ir com meu namorado , queria atrair uns corpos novos …

  6. Mari disse:

    Micky! Adorei sua observação²

  7. Camila Bahia disse:

    Só queria corrigir um trecho desse texto. “Queremos que o sexo oposto olhe pra gente e se sinta atraído. Ponto.” Nem todos querem o sexo oposto, e nem todos querem apenas o sexo oposto. Achei importante lembrar, pois, num festival desse porte, é preciso caber todos.
    Abraços