Pesquisa diz que apenas 1/3 das pessoas que têm ecobags realmente as utilizam

Uma pesquisa realizada pela empresa têxtil Gatto de Rua apontou um dado impressionante: as pessoas têm ecobags, mas não usam! Segundo a pesquisa, hoje, 34% das pessoas têm sacolas ecológicas. Isso deveria representar bem menos lixo no meio ambiente, certo? Errado. Isso porque, desses 34%, apenas 29% realmente utilizam suas ecobags. O resultado final é que mesmo com tantos esforços e tantas campanhas, menos de 10% da população brasileira usa sacolas ecológicas.

Infelizmente o público que respondeu nossa enquete no portal (mais de 30% dizem usar sempre sua ecobag) não representa a maioria. Esquecimento e destinação das sacolas para outros fins são os principais motivos alegados pelas pessoas que não utilizam as próprias ecobags. Entre os homens, que representam apenas 17% dos compradores, a falta de praticidade foi a principal causa apontada.

Isso tudo, mesmo com a veiculação de várias campanhas, grande apoio midiático e respaldo de marcas consagradas, hoje as sacolas de pano, nylon, plástico reciclado e outros materiais podem ser facilmente adquiridas em supermercados e lojas de todo o país. O que parece faltar, mais do que conscientização, é o costume. Traga sua ecobag para seu dia a dia e rotina.

Esta entrada foi publicada em Blog, Notícias SWU, Sua Rotina, Sustentabilize-se. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

33 respostas a Pesquisa diz que apenas 1/3 das pessoas que têm ecobags realmente as utilizam

  1. Manuela disse:

    em vez de ecobags, quando faço compras levo meu mochilão de 45 litros. para compras maiores, levo carrinho de feira e caixas de papelão. mas a questão das sacolas biodegradáveis que a julianna falou é verdade: é simplesmente impossível não produzir lixo algum, e as sacolas são imprescindíveis para transportá-lo fechado até a coleta.

  2. andreia disse:

    Acredito que as pessoas não utilizam devido ao tamanho das sacolas, você acaba tendo que ter varias para levar uma compra de mais de 30 itens.
    Eu tenho uma bem legal chama sacola cabe tudo, o site da sacola tem o mesmo nome e você só pracisa de 3.

  3. Felipe Orsi disse:

    Eu e minha familia usamos em todas as compras!! Só usamos as sacolinhas de plástico para embalar produtos que podem derramar, como carne, que pode derramar sangue na ecobag…

    Tbm quero um do SWU!!

  4. Mônica Araujo disse:

    Eu tenho ecobags e faço parte desses 29% que realmente ultilizam! :D
    Quero uma ecobag SWU!

  5. amanda disse:

    eu entendo bem esta reclamação do consumidor final qto as sacolas ecológicas pela falta de praticidade, MAS pesquisas mostram uma outra alternativa muito interessante e que pode substituir as sacolas plásticas, são as sacolas de amido de mandioca que se decompõem em 6 meses. tem os mesmos formatos que as utilizadas até agora.
    Essa sacola foi apresentada na APAS este ano! vale a pena conferir!
    obs.: e esse material tb esta em teste para substituir as bandejas de isopor utilizadas em alimentos…
    abs

  6. julianna disse:

    A MELHOR OPÇÃO SÃO AS SACOLAS BIODEGRADÁVEIS, E NÃO AS ECOBAGS. Acho que devemos exigir esse tipo de sacolas e não entrar nessa onda de usar apenas as ecobags. É importante usá-las (algumas muito bonitas), principalmente em compras pequenas, o que eu faço, mas acho que deixar de usar as sacolas plásticas não é o foco, porque essas também são importantes, onde colocaremos nosso lixo doméstico? Ou jogaremos direto na caçamba de lixo na rua? Isso já aconteceu comigo – usei tanto ecobag e caixa de papelão que não tinha onde por meu lixo. Teremos que comprar sacos plásticos e não vamos resolver muita coisa desse jeito. Eu reciclo meu lixo, faço compostagem no meu quintal, e o papel higiênico usado é jogado na privada, como já é feito na Europa. Com essa atitude já percebi que meu lixo diminuiu muito, mas ainda assim algo ainda vai para a lixeira na rua. Tenho a impressão que os mercados estão fugindo da responsabilidade ambiental, se escondendo atrás dessa campanha das ecobags, pois eles estão na verdade, repassando o custo de fazer as sacolinhas para o consumidor, pois teremos que comprá-las. Então chego a conclusão de que temos que exigir sacolas plásticas biodegradáveis, pois irão se decompor na natureza. O que temos que entender que o problema não é a sacola e sim o PLÁSTICO!
    Bom, se alguém discordar e me der uma nova idéia…..

  7. Mylena disse:

    Eu não tenho uma ecobag, minha mãe tem duas e não me deixa usar nenhuma… Absurdo!!

    Eu quero uma da SWU !! *–*

  8. arielcardeal disse:

    Fácil é carregar uma ecobag a tiracolo na praia, difícil é substituir as sacolas plásticas pela ecobag. Fácil é plantar uma muda no dia da árvore, difícil é reflorestar o quintal de casa. Fácil é comprar a camiseta de uma ONG contra a matança animal, difícil é parar de comer carne.

    Não é fácil mudar .

    http://swu.updateordie.com/?p=146

  9. disse:

    Todos deveriam seguir o exemplo da Nina.
    Será que vocês podem me dar dicas para que eu possa mover uma grande concientização na minha cidade?
    Eu mereço uma ecobag SWU!!! ; )

  10. nina disse:

    eu uso sempre!
    e ainda é mais prático!
    Cabe quase toda minha compra da semana em 2 ecobags, melhor que centenas de sacolhinhas plásticas!

    E quero uma do SWU!!!!