Ônibus relâmpago, construção de ciclovias, conheça os 4 desafios para mobilidade sustentável nas cidades

Cidades com mobilidade sustentável não enfrentariam longos engarrafamentos

Ver a cidade repleta de ciclovias, com poucos carros nas ruas, com transporte público de qualidade e integrado aos bicicletários. A sua cidade está longe de ser assim, certo? Segundo a Embarq Brasil, empresa de assessoria para problemas em mobilidade e transporte, um dos principais desafios dos grandes centros urbanos é um sistema de mobilidade sustentável que funcione com plenitude.

Pensando nessas dificuldades, a empresa montou um ranking com os quatro maiores desafios a serem trabalhados:

1 – Desestimular o uso do carro: essa é, inclusive, uma das soluções encontradas por capitais europeias para melhorar o trânsito. Eliminar vagas de estacionamento na região central e ter um programa de taxação de congestionamento são dois dos itens que podem estimular o cidadão a deixar o carro em casa e usar o transporte coletivo sempre que possível.

2 – Melhorar o transporte público: o ideal seria que todas as cidades brasileiras tivessem um sistema de transporte público similar ao de Curitiba, com a criação de um Bus Rapid Transport (BRT). o ônibus têm faixa exclusiva e separada do restante do tráfego, a ultrapassagem é permitida, a passagem é paga fora do veículo e os terminais de embarque e desembarque facilitam a integração entre as linhas.

3 – Estimular o transporte não-motorizado: construir calçadas bem pavimentadas e seguras para pedestres, aumentar o número de ciclovias e estacionamento para bicicletas nos principais estabelecimentos da cidade e também nos terminais de transporte coletivo são boas saídas para melhorar a mobilidade sustentável das cidades.

4 – Desenvolvimento urbano orientado pelo transporte: é possível direcionar o local onde a cidade cresce, construindo corredores de alta capacidade e velocidade nas áreas para onde se deseja expandir.

Tomara que num futuro breve nossas cidades possam vencer, pelo menos, esses quatro principais desafios.

 

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.