Pesquisa mostra que 85% da população está disposta a evitar o uso de sacolas plásticas

Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) mostrou que cerca de 85% dos brasileiros estão dispostos a trocar as polêmicas sacolas plásticas pelas ecobags, menos nocivas ao planeta.

O estudo “O que o Brasileiro Pensa do Meio Ambiente e do Consumo Sustentável” pode até ter mostrado um resultado animador, mas a prática é um pouco mais pessimista. Dos entrevistados, apenas um terço garantiu que carrega suas próprias sacolas para o supermercado.

O baixo número não surpreende a consumidora Maria Calra Dunck, de 26 anos, que atua como revisora de textos. Ela, adepta das ecobags, acredita que a vida agitada é um dos empecilhos para que a população seja mais consciente.

“Quando saio do trabalho, aproveito que já estou fora de casa e passo no supermercado pra poupar tempo. Geralmente não estou com a ecobag, aí me sinto obrigada a comprar outra ou deixar para o dia seguinte”, disse. “Mas acredito que muita gente não tenha tempo pra fazer isso e acaba usando as sacolas plásticas mesmo. Eu já deixei de usar as ecobags algumas vezes”, completa.

O estado de São Paulo tentou abolir as sacolas plásticas dos supermercados com a campanha “Tire o Planeta do Sufoco”, que começou a vigorar em abril. Porém, em junho o Ministério Público determinou que os estabelecimentos voltassem a distribuir gratuitamente as sacolinhas de plástico.

Reciclagem

A pesquisa também fez um raio-X do conhecimento da população brasileira a respeito da reciclagem. 48% dos entrevistados disseram fazer a separação do lixo em casa. Porém, 40% jogam pilhas e baterias usadas no lixo; 32% fazem o mesmo com remédios vencidos e 16% costumam jogar o óleo usado na pia, uma das práticas mais poluidoras.

Em entrevista ao Estadão, a secretária de articulação institucional e cidadania ambiental do ministério e coordenadora da pesquisa, Samyra Crespo, explicou que “os hábitos de descarte da população ainda são altamente predatórios” e lembrou que não há como a lei punir o que é feito dentro de casa. “O desafio é informar e convencer as pessoas”, concluiu.

E, nesse aspecto, há o que comemorar. O estudo, realizado desde 1992, indicou que a consciência ambiental dos brasileiros tem aumentado. Na primeira edição da pesquisa, aproximadamente 47% dos entrevistados não sabiam dizer ou achavam que não existiam problemas ambientais no Brasil. Já na edição atual, o número caiu para 11%.

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.