Corredores verdes reduzem mais poluição do que parques, revela estudo

Paredes verdes, aquelas com musgos e plantas trepadeiras, podem ser mais eficazes para reduzir a poluição de uma cidade do que parques e praças, sabia? Parece loucura, mas um estudo britânico comprovou que os muros verdes reduzem 25% a mais os poluentes do ar.

A pesquisa, conduzida por cientistas das universidades de Birmingham e Lancaster e publicada na revista Tecnologia e Ciência do Ambiente, mostra como encher a cidade de paredes com plantas é uma forma mais fácil e barata de controlar a poluição. “O benefício dos ‘corredores verdes’ é que eles limpam o ar que entra e fica no espaço entre os prédios”, explicou à BBC, Rob MacKenzie, um dos autores da pesquisa.

Para ele, é mais inteligente essa ação do que as as escolhas tradicionais, que ele chama de iniciativas “de cima para baixo”, como “livrar-se de carros velhos, acrescentar catalisadores e até introduzir taxas de congestionamento”, ações que, segundo o cientista, não tem tido os resultados esperados.

Além dos benefícios, os estudos revelaram também as dificuldades a serem enfrentadas. “Precisamos tomar cuidado quanto às plantas: como e onde plantaremos tais tipos de vegetação, e garantir que não sejam afetadas por seca, não sejam atingidas por calor excessivo e que não sofram ações de vândalos”, apontou o pesquisador.

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.