Governo afirma que Rio Tietê perderá o cheiro ruim até 2015

O Rio Tietê ficará com um cheirinho mais agradável até 2015 e vai poder voltar a abrigar peixes. Pelo menos é o que afirma o governo de São Paulo em função do Projeto Tietê, iniciado em 1992 e que prevê a despoluição do rio.

O programa que vai limpar o Tietê já está em sua terceira etapa, com ampliação do tratamento e da coleta de esgoto. Ao final desta fase, o trecho entre Suzano e Pirapora do Bom Jesus, onde atualmente não há oxigênio, já estará menos poluído e com razoável vida aquática.

Segundo Dilma Pena, presidente da Sabesp, em entrevista à Folha de S. Paulo, será possível ver no Tietê “peixes mais resistentes”. Além de combater o despejo de lixo e dejetos industriais, devolver e ampliar o oxigênio do rio é uma das formas de manter o Tietê menos fedido e com mais vida.

De acordo com dados do governo, a coleta de esgoto na Grande São Paulo vai passar de 84% para 87% até 2015 e o de tratamento, de 70% para 84%. Já a meta para 2020 é ter 100% de tratamento e coleta de esgoto nestes municípios. É torcer para que até lá o Rio Tietê fique realmente mais limpo e cheiroso.

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.