Nova descoberta mostra que o Rio Amazonas respira gás carbônico

“A Amazônia é o pulmão do mundo” É. Essa é uma frase bastante ouvida e dita por defensores do planeta e das florestas. Todos pensavam que ela é uma citação às árvores, devido ao processo que elas realizam: a fotossíntese, consumindo o CO² e liberando O². Bem, não que isso seja mentira, já que elas realmente executam essa ação. Porém, durante a noite fazem o processo contrário.

O real motivo dessa frase deve-se ao gigantesco Rio Amazonas. Sim, o rio. Pouco se sabia sobre as atividades fluviais dos rios, até que estudos comprovaram a existência de uma nova bactéria que quebra a lignina das árvores, o que resulta em 55% de CO² consumido pelas bactérias; 40% nos solos; e apenas 5% levado para os Oceanos.

O problema é que, como o desmatamento tem aumentado, as águas estão mais imunes às secas e à contaminação, o que interfere na vida dessas bactérias e deste ciclo. Ao contrário do que podemos pensar, não significa que esta descoberta seja a salvação para a crescente taxa de CO² dos Oceanos, já que os rios absorvem CO² pelo processo das algas e outros seres vivos marinhos. Mas é sem dúvida uma nova e importante descoberta para entendermos um pouquinho mais de nosso planeta.

 

Esta entrada foi publicada em Gabrielle Brandão. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.