Estudantes criam programa de rádio voltado para ciclistas

Com o aumento do número de ciclistas e ciclofaixas na cidade de São Paulo, estudantes de jornalismo da Universidade Metodista acharam justo que os bikers paulistanos tivessem uma programação no rádio voltada apenas para eles. O projeto, o trabalho de conclusão de curso de 8 estudantes, se chama Bike Sonora e deve sair do papel já em outubro e fazer parte da programação de rádios como Band NewsFm e ESPN Sports.

A necessidade partiu da observação que o ciclista paulistano não dispõe de nenhum veículo no rádio que atenda suas demandas de informação. “A proposta é interessante e inédita”, acredita Rogéria Rodrigues, uma das alunas responsável pelo projeto.

O Bike Sonora será dividido em pequenos programas individuais e cada um abordará um assunto diferente. Um deles, por exemplo, será sobre mobilidade urbana, uma das prioridades do plano de governo do prefeito Fernando Haddad. Para a turma, a bicicleta tem se tornado um potencial símbolo desta luta por um trânsito mais saudável. “Ela atrai cada vez mais adeptos e espaço em diferentes setores”, explica.

Ao longo do dia

Os cinco drops serão gravados no segundo semestre deste ano e serão inseridos durante a programação normal das rádios esportivas da cidade. A cada intervalo, o Bike Sonora levará para os ciclistas informações sobre trânsito, sobre as ciclofaixas e ciclovias e ainda dicas de segurança.

“Queremos ter essa aproximação com o público alvo, descobrir o que eles veem, escutam, querem saber. Vamos mapear as necessidades desse público”, adianta a estudante. E o projeto, que ainda nem foi ao ar, já é visto com bons olhos pelos bikers. “Segundo a nossa pesquisa, que ainda está em etapa de finalização, a ideia de um programa voltado para os ciclistas agrada muito”, completa.

Toda a produção será bancada pelos oito estudantes, mas para a fase posterior Rogéria pretende buscar também investimentos de empresas privadas que apoiam a bicicleta como meio de transporte. “Temos por exemplo o Banco Itaú, com o Bike Sampa, e o Bradesco, um dos apoiadores da ciclofaixa de lazer”, adianta. A intenção é dar uma visibilidade maior ao Bike Sonora assim que ele for ao ar.

Para saber mais, basta entrar e curtir a página do projeto no Facebook.

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.