Embalagem feita de cogumelo cresce sozinha e pode servir até de alimento

Alunos de uma escola politécnica em Nova York, em conjunto com a empresa Ecovative Design, inventaram uma embalagem feita de cogumelo e resíduos agrícolas que é 100% natural e cresce sozinha! Sim, como se fosse uma planta.

Chamada de Mycobond, a espuma pode servir depois como adubo orgânico e até ser ingerida. Assim, os estudantes do Instituto Politécnico Rensselaer esperam que o invento possa vir também como a solução para o acúmulo de lixo – ou pelo menos, do acúmulo de embalagens nos aterros.

Eco-friendly

Além de não ir parar no lixão, o processo de fabricação da Mycobond é bastante sustentável: requer uma quantidade de energia oito vezes inferior às das embalagens de espuma convencionais e a emissão de CO2 é dez vezes menor.

Feitas do cogumelo mycelium, as embalagens crescem em cerca de uma semana em condições especiais, com temperatura ambiente, em local escuro e em uma estrutura plástica que determina o formato da embalagem. Quando a peça está pronta, ela é aquecida para evitar que o cogumelo continue crescendo.

Com apoio da National Science Foundation, a equipe desenvolveu um novo método para esterilizar o material agrícola inicial, uma etapa necessária na eliminação de esporos que possam comprometer o desenvolvimento do cogumelo. Atualmente, a esterilização é feita com vapores, mas outras formas estão sendo estudadas e, caso deem certo, a energia usada para a fabricação pode cair ainda mais.

As embalagens ecológicas já estão à venda e podem ser encomendadas no site da empresa Ecovative Design.

 

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.