Rio de Janeiro instala mictório público que ajuda a manter a cidade limpa

Xixi na rua deixará de ser um problema no Rio de Janeiro. A prefeitura instalou nesta semana o primeiro UFA! (Unidade Fornecedora de Alívio), um mictório público masculino protegido por uma cabine de aço, que dá privacidade aos usuários. A iniciativa pretende deixar a cidade mais limpa, agradável e livre de odores.

O mictório gratuito é ligado diretamente à rede de esgoto e não tem nenhum dispositivo de descarga. O mau cheiro é evitado por meio de uma válvula que não permite o retorno do odor das galerias.

Dentro da cabine, há um gancho para pendurar mochilas e tem até espelho. Não há, porém, uma pia. Após fazer uso do UFA!, o carioca precisará procurar um lugar para higienizar as mãos. Segundo a prefeitura, a decisão é ecologicamente correta e facilita a instalação de mais unidades.

O primeiro foi instalado na estação de trem Central do Brasil, lugar de bastante movimento. Será possível usufruir da novidade durante todo o dia e parte da noite. Mas para evitar a depredação do mictório, a cabine será fechada durante a madrugada.

O UFA! É inspirado em projetos que deram certo em cidades como Londres, Amsterdã, Bruxelas e Roma. Caso a experiência funcione por aqui, a prefeitura estuda a construção de novos mictórios em outras áreas da cidade.

 

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.