Ciclofaixa na Paulista não beneficia quem usa a bike como transporte, mas serve de estímulo, diz ciclista

O ciclista Diego Cardoso na ciclofaixa recém-pintada na Avenida Paulista

A Avenida Paulista, um dos principais símbolos de São Paulo, ganhou uma ciclofaixa, que vai funcionar aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h. Para o editor e vídeo e ciclista Diego Cardoso, de 27 anos, a Ciclofaixa de Lazer da Paulista – que deve ser inaugurada nas próximas semanas (a Prefeitura ainda não divulgou a data exata) – é um bom começo, um incentivo para quem mora na região.

“Acho legal e vai servir de estímulo para quem não tem o costume de pedalar fora dos parques”, opinou. Mas o editor de vídeo, que usa a bicicleta como meio de transporte e pedala todos os dias pela Av. Paulista, também tem suas ressalvas, já que a ciclofaixa não beneficia quem usa a bike no dia-a-dia. “Me parece um pouco politicagem e ainda está longe do que os cicloativistas querem. Falamos de cotidiano, de quem pedala para ir ao trabalho e não só por lazer”, argumentou.

Mais segurança

Com 5 km de extensão, a ciclofaixa já foi pintada junto ao canteiro central, nos dois sentidos, e liga a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz. Durante o horário de funcionamento, haverá redução da velocidade máxima de 60 km/h para 40 km/h e bloqueio dos retornos das ruas Consolação e Bela Cintra (veja mapa abaixo).

O enfermeiro Wilson Vieira dos Santos, de 36 anos, que também usa a bicicleta como meio de transporte, acredita que a ciclofaixa vem para favorecer o ciclista, seja ele profissional ou não. “Diminui o trânsito e com menos carros, menos poluição, além de ser mais seguro para quem não tem o costume de pedalar no trânsito”, disse.

Com mais uma faixa segura em São Paulo – atualmente a cidade tem 67 Km ciclofaixas de lazer – ele aproveita para fazer um apelo. “Como nos outros dias não haverá essa ciclofaixa, eu peço que os motoristas respeitem a gente. A Paulista é uma avenida perigosa e muitos acidentes já aconteceram aqui.”

(Caroll Almeida)

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.