Viveiro Manequinho Lopes, no Parque Ibirapuera, doa mudas para quem mora em São Paulo

Viveiro tem um centro de produção de mudas

Muita gente não sabe, mas o Viveiro Manequinho Lopes, dentro do Parque Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo, é quem doa também mudas de árvores a cidadãos comuns, para que eles arborizem o seu quintal ou a calçada em frente à casa. O viveiro é o responsável por produzir as mudas que são plantadas em avenidas, canteiros centrais e parques da cidade. Só este ano, o Viveiro Manequinho Lopes já doou 11.344 mudas para toda a cidade de São Paulo.

A distrubuição de mudas de mais de 150 espécies de árvores, entre elas jequitibá, jatobá, ipê-amarelo e jabuticabeira, é gratuita. Para levar uma planta para casa – cada cidadão tem direito a 5 mudas -, basta ir ao viveiro com um documento de identidade, um comprovante de endereço e levar as medidas de onde se pretende plantar a árvore.

Estufa do Viveiro Manequinho Lopes

O pedido, então, passa por uma avaliação. O diretor do viveiro Manequinho Lopes, Márcio Yamamoto, diz que é preciso uma aborização planejada. “Analisamos o espaço e, se acharmos satisfatório, indicamos uma muda adequada”, explicou. Depois de assinado o termo de compromisso, o cidação recebe orientações de como cuidar da árvore. “E a muda deve ser obrigatoriamente plantada na cidade de São Paulo, no local indicado pelo cidadão”, alertou.

Conscientização

Diretor Márcio Yamamoto espera que o paulistano seja mais consciente

Decretada em 1998, a “Campanha Permanente de Incentivo à Arborização” tem o objetivo de despertar no cidadão paulistano uma consciência verde, fazer com que ele se aproxime mais da natureza. “Temos um problema cultural. Aqui, deixamos uma bituca de cigarro no chão, mas varremos as folhas na calçada. Uma visão errada do que é sujeira”, argumenta o diretor.

Além de ser um centro de distribuição de mudas, o Viveiro Manequinho Lopes também abriga uma unidade de pesquisa, que aprimora os metodos de produção das árvores e herbáceas, e uma Divisão de Fauna, que presta atendimento veterinário a animais silvestres.

(Texto: Caroll Almeida/Fotos: Theo Lambert)

This entry was posted in Viva o planeta. Bookmark the permalink.

21 comentários em Viveiro Manequinho Lopes, no Parque Ibirapuera, doa mudas para quem mora em São Paulo

  • bacime

    dezembro 8, 2012

    Como ~devo fazer para receber a muda de ip~^e amarelo que já solicitei? Teria que ir buscar ou você poderia entregar em minha casa? Por favor comunique me . Moro na rua Dr. Alfredo Ellis, 72.
    agradeço antecipadamente.
    Bacime. fone32889215.São paulo.

    Responder
    • SWU

      SWU

      dezembro 10, 2012

      Você deve entrar em contato com o viveiro. =)

      Responder
  • Marcio

    novembro 29, 2012

    Prezados,
    para entrar em contato com o Viveiro Manequinho Lopes – Parque Ibirapuera, ligar no número 38876761.
    Atenciosamente,
    Marcio

    Responder
  • Amanda Rodrigues

    novembro 21, 2012

    Olá, boa noite! Agradeço a informação de como conseguir mudas de plantas para um evento. Além de presentear os convidados, o incentivo para deixar a nossa cidade mais verdes será grande visto que a maioria serão de áreas em que não se tem muito verde nas ruas, como o bairro do Capão, Jardim Comercial, M’Boi Mirim, entre outros.

    Grata,

    Responder
  • bacime chaui petroni

    novembro 19, 2012

    Caro senhor Manequinho ,gostaria de ganhar uma muda de ipe amarelo para a minha caçada.Moro na rua Dr. Alfredo Ellis, 72. Bela Vista.sp.
    Obrigada antecipadamente ,pela sua atençã0. bacime.

    Responder
  • Luiz Felipe Greco

    outubro 29, 2012

    Olá bom dia,sou APA ( Agente de Proteção Ambiemtal ) da UBS V. Penteado e estamos em um projeto de revitalização de jardinagem junto com o pessoal do DGD e etamos precisando de mudas de jardinagem para a a unidade por favor seria possivél vcs enviar-mos a relação de mudas dispóniveis ai no viveiro .

    Grato,
    Felipe Greco APA

    Responder
    • SWU

      SWU

      outubro 29, 2012

      Luiz, você precisa entrar em contato diretamente com o viveiro. =)

      Responder
  • Silvia Regina

    outubro 27, 2012

    oi sou estudante universitaria da uniitalo eu e meu grupo estamos fazendo um trabalho sobre mudanças climaticas e vamos fazer simbolicamente na feira uma arvore de ipe,gostariamos de distribuir as sementes ou as mudas.Seria dificio nós comseguirmos umas 30 mudas ou semente

    Responder

Deixe seu comentário