Internauta que ofendeu nordestinos no Twitter em 2010 é condenada

Foto: Reprodução Twitter

A estudante Mayara Petruso, que em 2010 ofendeu nordestinos em sua página no Twitter, foi condenada nesta quarta-feira (16) a um ano, cinco meses e 15 dias de reclusão por mensagem preconceituosa e de incitação à violência. A decisão foi da juíza federal Mônica Aparecida Bonavina Camargo, da 9ª Vara Federal Criminal em São Paulo.

A pena da jovem será convertida em multa de R$ 500 e mais prestação de serviço comunitário – que ainda não foi definido. Para o jornalista e cearence Emanuel Furtado, de 38 anos, a pena é branda e vergonhosa. “Trabalho comunitário é uma piada. Ela deveria ser presa. O comentário dela não foi só infeliz, foi criminoso”, disse.

No dia 31 de outubro de 2010, após a vitória de Dilma Rousseff (PT) – eleita com votos expressivos da região Nordeste – sobre o candidato José Serra (PSDB), a estudante Mayara Petruso fez a seguinte declaração via Twitter: “Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!”.

Para o presidente da OAB Pernambuco, Henrique Mariano, a condenação terá efeito educativo nas redes sociais. “Serve de exemplo para todo o Brasil. Até porque essa é a primeira condenação tendo como base mensagens de cunho preconceituoso feitas nas redes sociais”, disse em entrevista ao Portal R7.

Repercussão

O tweet da estudante logo repercutiu negativamente nas redes sociais e gerou ainda mais comentários racistas e preconceituosos na internet. Denunciada por crime de racismo pela OAB-PE, Mayara confessou estar arrependida e envergonhada da declaração. Estudante de direito, a garota perdeu o estágio que fazia em um escritório de advocacia e mudou de cidade.

Desde então, Mayara não mantém mais um perfil no Twitter. O oficial, @mayarapetruso, foi hackeado, mas há vários “fakes” da moça como @mayara_petruso, @nordestitos, @mayara_inverted, que satirizam o comentário feito em 2010. Os perfis, no entanto, estão desatualizados e os últimos tweets são de dois anos atrás.

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Internauta que ofendeu nordestinos no Twitter em 2010 é condenada

  1. André disse:

    Sou de João Pessoa – PB e já morei no Rio de janeiro… e vejo que mesmo tendo sido ‘contra’ mim esse comentário, existe uma “rixa”, um desentendimento entre essas duas regiões. O pessoal daqui tbm não gosta muito do pessoal do Sul mas dai partir pro preconceito e ainda mais numa rede social é muita falta de senso e idiotice.

  2. Gustavo Herthel disse:

    concordo c a decisão da justiça, mas…
    e o filho do eike batista, q matou um cara e só perdeu a habilitação por isso?