Cientistas encontram novas espécies de animais no fundo do mar

Cientistas britânicos, da Universidade de Oxford, encontraram novas espécies no fundo do mar da Scotia, entre a América do Sul e Antártida. Anêmonas, estrelas-do-mar, moluscos e caranguejos, aparentemente nunca vistos, estavam perto de chaminés vulcânicas a mais de 2.500 metros de profundidade.

A descoberta foi publicada na revista científica PLoS Biology e, segundo os pesquisadores, o local chega a abrigar 600 caranguejos por metro quadrado, além de ser uma região de espécies superexóticas e rica em endemismo (ocorrência de espécies em um único lugar).

A estrela-do-mar com sete pontas, um polvo pálido e um novo tipo de caranguejo yeti foram vistos com a ajuda de um veículo robótico que explorou a cordilheira submarina East Ridge Scotia, no fundo do Oceano Atlântico Sul.

Os novos bichinhos ficam em fontes hidrotermais – com temperaturas que chegam a até 383 ºC! -, que não recebem a luz solar, mas ainda assim o ambiente é rico em certos componentes químicos. Abaixo, uma galeria com os recém-descobertos moradores do mar:

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Cientistas encontram novas espécies de animais no fundo do mar

  1. gabriel disse:

    vcs ajam que possa aida existir dinossauros ou outa coisa paresida