Carnavalesco revela que Escola de Samba de SP terá carro chamado “Mão na Sustentabilidade”

O carnavalesco Chico Spinosa preparou um desfile para homenagear o artesão

“O artesão é um ser sustentável por natureza”. Assim define Chico Spinosa, carnavalesco responsável pela escola de samba Unidos de Vila Maria, de São Paulo, que este ano homenageia o artesão e o artesanato com o enredo “A Força infinita da criação. Vila Maria feita à mão”.

A poucos dias da apresentação da Unidos de Vila Maria (a agremiação será a quinta a desfilar no sábado), o carnavalesco Chico Spinosa arrumou uma janela para conversar com o Portal SWU a respeito do tema de sua escola. Veja a entrevista

O conceito de sustentabilidade está inserido de que forma no enredo da escola este ano?

Chico Spinosa: Essa palavra sustentabilidade é tão moderna, tão falada hoje em dia, mas faz parte do vocabulário e das atitudes dos artesãos há bastante tempo. A meta da escola é mostrar que todo artesão, do Oiapoque ao Chuí, é um ser sustentável por natureza e tem respeito pela terra. O artesão é um grande exemplo para todos.

A sustentabilidade será estrela do quarto carro alegórico. Como ele será apresentado?

Chico Spinosa: O quarto carro é chamado de Mão na Sustentabilidade. Nele vamos trazer enorme mapa do Brasil com as matérias-primas da natureza preferidas dos artesãos de cada estado brasileiro. Nesse carro também há uma homenagem ao índio, também um artesão.

E qual a importância dessa quarta alegoria?

Chico Spinosa: A minha intenção é mostrar que o artesão e o artesanato brasileiro precisam ter valor no próprio País. Canso de viajar e ver nosso artesanato sendo vendidos a preços exorbitantes do exterior e aqui, às vezes, a preço de banana. Tá na hora dessa classe ser mais respeitada, estimulada e valorizada no Brasil.

Acredita que o artesão se sentirá bem representado pelo desfile?

Chico Spinosa: Claro! Totalmente representado. Tem um carro meu, por exemplo, que terá uma saia toda de fuxico. Acho que as artesãs que fazem esse tipo de arte vão ficar encantadas. Será um belo desfile, tenho certeza!

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.