10 ações de artistas sociorresponsáveis que vale a pena conhecer

O que Xuxa e o ex-jogador Raí têm em comum? E a atriz Christiane Torloni e topmodel Gisele Bündchen? Todos eles possuem projetos sociorresponsáveis, lutam por uma causa e botam a mão na massa por um mundo melhor e mais justo. Separamos aqui 10 ações que vale a pena conhecer:

Amazônia Para Sempre – Christiane Torloni e Victor Fasano

O trabalho na minissérie “Amazônia – de Galvez a Chico Mendes”, escrita por Glória Perez, aproximou os atores globais Christiane Torloni e Victor Fasano da realidade amazônica. Impressionados com o descaso e o desmatamento crescente na região, a dupla criou o Amazônia Para Sempre com o objetivo de recolher 1 milhão de assinaturas a favor da preservação do bioma amazônico. A meta foi alcançada, mas o projeto continua a promover ações em prol da Amazônia.

América Latina em Ação Solidária - Daniela Mercury e banda Paralamas do Sucesso

Educação, saúde e alimentação das crianças. Esse é o mote do Movimento Alas – América Latina em Ação Solidária, do qual fazem parte a cantora baiana Daniela Mercury e o grupo Paralamas do Sucesso. O grupo é formado por artistas latino-americanos que se comprometeram em promover o desenvolvimento sustentável em seus países.

Associação Bate um Coração – Elba Ramalho

A Associação Bate um Coração, criada pela cantora Elba Ramalho, tem a missão de cuidar e amparar socialmente crianças em casos de adoção e também de tratar de menores que sofrem com o câncer. Parte da renda que Elba ganha dos shows que faz pelo Brasil vai para o projeto, que conta também com doações de terceiros. A cantora teve a ideia da ONG quando resolveu adotar uma criança.

Fábrica Cultural – Margareth Menezes

Quando resolveu fundar uma ONG, a cantora Margareth Menezes não esqueceu de suas origens. A baiana é responsável pela Fábrica Cultural, o projeto social que desde 2004 atende o bairro soteropolitano da Ribeira, local onde nasceu, e a Penísula de Itapajipe. A ONG oferece cursos profissionalizantes para jovens e oficinas de arte-educação para crianças.

Criança Esperança – Renato Aragão

O primeiro Criança Esperança foi transmitido em 1986 como um programa especial dos Trapalhões. A atração, que durou 9 horas, tinha o objetivo divulgar a Declaração Universal dos Direitos das Crianças e arrecadar fundos para projetos que lidavam com crianças carentes. Desde então, já se passaram 26 edições. Sempre apresentado por Renato Aragão, o Criança Esperança já investiu mais de R$ 200 milhões em projetos sociais.

Fundação Xuxa Meneghel Xuxa Meneghel

A Fundação Xuxa Meneghel promove oficinas e atividades diversas para crianças e adolescentes. São mais de 4 mil atendimentos semanais que oferecem oportunidades para jovens carentes. O projeto social da Rainha dos Baixinhos surgiu em 1989, quando Xuxa visitou uma senhora que cuidava sozinha de mais de 80 crianças.

Gol de Letra – ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo

A organização Gol de Letra, que foi criada pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo, desenvolve programas de educação e alfabetização para mais de 1.200 crianças, adolescentes e jovens de 7 a 24 anos, nas sedes da Vila Albertina (em São Paulo) e do Caju (no Rio de Janeiro). O projeto é reconhecido pela UNESCO como instituição modelo.

Instituto Ayrton Senna – Viviane Senna

Ayrton Senna faleceu antes de realizar um sonho: criar uma fundação que ajudasse as crianças a desenvolverem seus potenciais. Porém, sua irmã, Viviane Senna, levou adiante a vontade do piloto de Fórmula 1 e fundou o Instituto Ayrton Senna. O projeto tem três diferentes programas de educação (formal, complementar e educação e tecnologia) e colabora para que o país atinja as metas de educação propostas pela ONU.

Instituto Guga Kuerten – Gustavo Kuerten

O ex-tenista Gustavo Kuerten criou o Instituto Guga Kuerten (IGK) em 2000 com o objetivo de realizar ações sociais de caráter educativo, esportivo e social. Entre os projetos do instituto está o Fundo de Apoio a Projetos Sociais, que busca apoiar financeira e tecnicamente projetos de organizações sociais de Santa Catarina que desenvolvam ações voltadas para integração da pessoa com deficiência.

Projeto Água Limpa – Gisele Bündchen

A top model Gisele Bündchen fundou, junto com sua família, o Projeto Água Limpa, que tem como principais objetivos a recuperação e a manutenção das microbacias dos Lajeados Pratos e Guilherme. Gisele é a principal incentivadora do projeto e realiza campanhas para conscientizar a população de Horizontina e Tucunduca, ambas cidades no Rio Grande do Sul, da necessidade de preservação dos recursos naturais.

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a 10 ações de artistas sociorresponsáveis que vale a pena conhecer

  1. Suzana Cintra disse:

    Adorei alguns dos projetos principalmente da Elba Ramalho que sou super fã por que faz a verdadeira música folk ou folclórica de raíz do nordeste, seria maravilhoso termos ela ano que vem no festival, já que Zé Ramalho foi muito bem recebido e fez um excelente show assim como o Ultraje a Rigo e obviamente acrescento ela nas lista de pedidos que queremos que seja atendida etc
    SWU – 2012

    INTERNACIONAIS
    CRADLE OF FILTH
    DIMMU BORGIR
    AMON AMARTH
    BEHEMOTH
    ENSIFERUM
    FINNTROLL
    TEARS FOR FEARS
    THE CURE
    BOB DYLAN
    KANSAS
    HEART
    SURVIVOR
    JOURNEY
    FOREIGNER
    HEIDEVOLK
    MOONSORROW
    CHILDREN OF BODOM
    CAMEL
    ROXETTE
    PET SHOP BOYS
    KORPIKLAANI
    ERASURE
    A-HA
    ADELE
    BRUNO MARS
    TWISTED SISTER
    NAZARETH
    SLAYER
    IMMORTAL
    URIAH HEEP
    SCORPIONS
    YES
    EUROPE
    MOTLEY CRUE
    VAN HALEN
    KISS
    TURISAS
    NEIL YOUNG
    DEICIDE
    DARK FUNERAL
    ELUVEITIE

    NACIONAIS
    ALCEU VALENÇA
    14 BIS
    ROUPA NOVA
    KRISIUN
    UNEARTHLY
    MYSTERIIS
    FAGNER
    SÁ E GUARABIRA
    DJAVAN
    ELBA RAMALHO

  2. Nome:Luana disse:

    Assinei o amazônia para sempre !!!
    Muito lindo !!!