2º Fórum Global de Sustentabilidade confirma mais 4 palestrantes e vira referência

Você, que estará presente no 2º Fórum Global de Sustentabilidade, vai acompanhar o debate de nomes como Neil Young, Bob Geldof, Rigoberta Menchú e Marina Silva, entre tantos outros já anunciados. Pois pode somar agora a esta seleta lista o escritor, professor e cineasta americano M. K. Asante, a educadora Dagmar Garroux, a cientista Milena Boniolo e o presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros, Manoel da Cunha.

Com esse corpo que não para de crescer, o 2º Fórum Global de Sustentabilidade está se estabelecendo como o maior fórum de sustentabilidade de todos os tempos da América Latina. O Fórum acontecerá entre os dias 12 e 14 de novembro, em Paulínia (SP), dentro do SWU Music & Arts Festival 2011!

O Fórum

Em sua segunda edição este ano, o Fórum Global de Sustentabilidade SWU promove, mais uma vez, três dias de debates e discussões em torno de ideias, experiências e propostas para a sustentabilidade, contemplando os seus três pilares (social, ambiental e econômico). O evento acontece no Theatro Municipal de Paulínia, dentro da área onde será montado o festival SWU. O objetivo do encontro é fomentar debates em torno da sustentabilidade através do exemplo e da experiência de pessoas, empresas e organizações que já contribuem para um modo de vida mais sustentável.

M. K. Asante

O americano M.K. Asante é um premiado cineasta, escritor e professor, ganhador do 2009 Award Langston Hughes. Suas obras abordam os movimentos populares, o ativismo social, o hip hop e a cultura afro-americana. Nascido no Zimbábue e criado na Filadélfia, Asante tem divulgado seu trabalho na África, Europa, América do Sul, Caribe e Estados Unidos. M.K. Asante escreveu, dirigiu e produziu o filme “The Black Candle”, narrado por Maya Angelou e vencedor de Melhor Documentário no Festival de Cinema Documentário Mundial da África. Escreveu e produziu ainda “500 Years Later”, vencedor de cinco prêmios internacionais: o prêmio de melhor documentário no Festival de Cinema Pan Africano, no Festival de Cinema de Bridgetown, no Festival de Cinema Internacional de Harlem, assim como o título de melhor filme no Festival de Cinema de Berlim e o prêmio Breaking the Chains, das Nações Unidas.

Dagmar Garroux

Dagmar Garroux é educadora e criadora da Pedagogia do Arco Íris, uma pedagogia centrada em ideias de interesse social de pleno desenvolvimento humano para crianças e jovens de baixa renda. Em 1994, à frente de um grupo de educadores identificados com sua proposta, fundou a Casa do Zezinho em uma região de extrema violência na periferia da zona sul de São Paulo – o chamado “Triângulo da Morte”, área de entroncamento entre Capão Redondo, Jardim São Luiz e Jardim Ângela. Desde a sua fundação, a organização não parou de crescer e hoje abriga 1800 jovens e crianças, com vários programas sociais que incluem as famílias.

Milena Boniolo

Milena cursou Química nas Faculdades Oswaldo Cruz. Apesar de jovem, tem posições bastante firmes em relação ao universo acadêmico, que conhece bem de perto, e a necessidade da academia rever suas relações com a indústria, os setores produtivos e sociedadeem geral. Reconhecidacomo pesquisadora de talento extraordinário, ganhou o Prêmio Jovem Cientista, edição 2006, na categoria graduados, com o trabalho “Uso da casca de banana para tratamento de efluentes radioativos”.

Manoel da Cunha

Manoel da Cunha é presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros. Nasceu no Amazonas e até os 24 anos viveu em um regime de semi-escravidão, trabalhando como seringueiro na floresta amazônica. Foi um dos ativistas pelas mudanças nas condições do trabalho na região, através do Movimento de Educação de Base (MEB). Aprendeu a ler graças à própria força de vontade e nunca estudou. Em 1997, ele e um grupo de seringueiros criaram a primeira reserva extrativista do Estado do Amazonas, no Médio Juruá. Toda a produção da reserva é vendida por meio da associação de seringueiros ou da cooperativa. A comunidade já fornece de15 a20 toneladas de óleo diretamente para as grandes empresas do país.

Esta entrada foi publicada em Fórum Global de Sustentabilidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

11 respostas a 2º Fórum Global de Sustentabilidade confirma mais 4 palestrantes e vira referência

  1. jacira goes disse:

    terei prazerem participar do forum de sustetnabilidade e logo apos o sem de sustenbiidade em porto velho rondonia

  2. Gustavo Moura disse:

    Boa tarde, sou estudante de Eng. Ambiental e gostaria de saber se a alguma taxa para participar do fórum, se vai ser transmitido on line e se a certificado após o fórum?

  3. @CassiaMarinho disse:

    É fornecido algum certificado pela participação nos fóruns?

  4. Claudia Noveti disse:

    Como conseguir credenciais para participar do forum? Sou educadora e participo de uma ONG de preservação ao meio ambiente e sustentabilidade.

  5. Wilson Junior disse:

    Como Conseguir Credenciais para o Forum ?!

    Obrigado!!!

  6. Eduardo Augusto disse:

    Caros organizadores do SWU,

    sou professor, doutor em comunicação pela USP, com tese voltada ao tema de sustentabilidade, com o título “O peso das palavras, o choque dos ideais: uma análise crítica dos indicadores de sustentabilidade como critérios de gestão da comunicação organizacional”.
    Com todo o respeito e interesse em contribuir, gostaria muito de poder participar do debate e apresentar nossa perspectiva em relação às formas de utilização dos índices como forma equivocada de selo e premiações às organizações que se aventuram neste tema, mais como “nova ordem mundial” que uma clara postura no atendimento aos três pilares, ou seja, a sustentabilidade como bandeira para promoção de imagem de marca e não como atitude focada nas demandas globais urgentes.
    Ficaria muito honrado em compartilhar minhas singelas descobertas para um público jovem, sedento de conteúdo adequado e sincero.
    Esperando não estar sendo equivocado ou, mesmo, ingênuo neste e-mail, aguardo sua prestimosa atenção.
    Grato,
    Eduardo Augusto

    • SWU disse:

      Entre em contato conosco.

      • Hádia disse:

        Quando vocês vão nos dar informações precisas sobre como fazer para participar do fórum? Seja como voluntários ou como participantes? Estou em contato com vocês desde o final do SWU 2010 e as respostas são as mesmas… Será divulgado no site…
        Mas já passou do tempo de divulgar para nós que acompanhamos, esperamos e compramos a idéia “swu” junto com vocês.
        Agora é com vocês, nós queremos ir! Mas vocês permitirão?

        Aguardamos com muito carinho.

        PS: Espero não ter que enviar o meu currículo para poder contribuir…. rs