Notebook e barcos do futuro usarão água como fonte de energia

Protótipo do Plantbook

Já pensou se um barco parado no mar produzisse energia através das ondas? E o que você diria se para carregar seu notebook fosse preciso apenas colocar a bateria em um copo d’água?

O notebook sustentável é uma invenção dos designers Hyerim Kim e Seunggi Baek. O produto, batizado de Plantbook, carrega a bateria num processo parecido com a fotossíntese. A combinação sol e água realiza uma eletrólise na bateria. A energia produzida é armazenada e o oxigênio é liberado na atmosfera.

Já o projeto do pesquisador Andre Sharon, da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, prevê que barcos de 50 metros de comprimento serão capazes de ancorar em alto mar e captar energia das ondas. Funcionaria assim: bóias instaladas nas laterais do barco acionariam braços mecânicos com o balanço das ondas – e o movimento geraria uma energia de 1 megawatt.

Pode parecer pouco e caro, mas durante a Conferência de Tecnologia Limpa 2011, em Boston, o pesquisador mostrou que o mecanismo gastaria apenas 15 centavos de dólar para produzir um quilowatt por hora. Os mecanismos atuais gastam entre 30 e 65 centavos de dólar pelo mesmo quilowatt.

 

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

109 respostas a Notebook e barcos do futuro usarão água como fonte de energia

  1. caraca q ideia d´hora…
    o barco ñ sei se vai da pra mim conprar um..
    mas o not assim q lançar qero um..

  2. Saluh disse:

    o loko….irado…quero um

  3. Assim como a energia solar, essa é uma otima ideia e uma maneira de preservar a nossa energia.

  4. A sustentabilidade tem que ser mais promovida, se as pessoas quisessem realmente a natureza não estava tão destruída. Ainda bem que existem pessoas quem pensam no bem do meio ambiente, enquanto outras não estão nem ligando.

  5. contatovitinho disse:

    Muito inteligente =DDD

  6. Marco disse:

    O problema de tudo isso são as grandes corporações de petróleo mundo afora, que fazem um lobby gigantesco para impedir investimentos nas áreas de desenvolvimento ambiental.

    A própria Amazônia está toda loteada para o estrangeiro. Claro, isso na surdina.

    Então, devemos tentar conscientizar o povo brasileiro para pararmos com o comodismo e tentarmos reaver, ambiental e politicamente falando, nosso direito de expressão e ação.

  7. deborah disse:

    agora so falta a industria do petroleo “apagar” essas descobertas =(

  8. Alem da otima ideia o notebook é lindo!O problema é que o reciclado sempre sai mais caro, e por esta razão o pessoal acaba não comprando…

  9. Duranice disse:

    Ótima a ideia, o que necessita agora é investimento por parte das empresas e governantes para que possamos utilizar energia limpa no nosso dia-a-dia.