Lula sanciona lei para Política Nacional dos Resíduos Sólidos

Com o objetivo de incentivar a reciclagem de lixo e o correto manejo de produtos usados com alto potencial de contaminação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no início do mês a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. A nova lei cria a “logística reversa”, que obriga os fabricantes, distribuidores e vendedores a recolher embalagens usadas – a medida vale para materiais agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas e eletroeletrônicos.

Além disso, a legislação determina que as pessoas separem o lixo onde houver coleta seletiva. Importante dizer que catadores e a indústria de reciclagem receberão incentivos do Governo Federal, e os municípios só receberão recursos para projetos de limpeza pública e manejo de resíduos depois de aprovarem planos de gestão.

A lei ainda aguarda regulamentação, falta estabelecer um prazo de adaptação para as empresas e disciplinar o tipo de tratamento que deve ser dado a cada tipo de material – a regulamentação deve sair em 3 meses. “Nós temos que ter cuidado para não demorar pare regulamentar. Não podemos passar de 90 dias”, afirmou o presidente, durante cerimônia de sanção da lei.

A lei proíbe ainda a criação de lixões onde os resíduos são lançados a céu aberto, e todas as prefeituras terão que construir aterros sanitários ambientalmente sustentáveis, onde só poderão ser depositados resíduos sem qualquer possibilidade de reaproveitamento.

Esta entrada foi publicada em Notícias SWU. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

7 respostas a Lula sanciona lei para Política Nacional dos Resíduos Sólidos

  1. O importante é ñ parar!!

  2. Aqui na minha região não existe esse tipo de coleta, porém eu busco guardar pilhas e baterias para quando eu for a um local com coleta adequada eu depositar.

  3. Richard disse:

    Muito bom que seja aprovado este projeto, isto incentivará as empresas para que tenham responsabilidade social em seus produtos e também incentivará a coleta seletiva e a reciclagem. Esperamos também que os municípios façam a sua parte e criem aterros sanitários.

  4. Bárbara disse:

    Isso ai galera, vamos reciclar, eu ja to fazendo a minha parte, tenho uma empresa de reciclagem de componentes digitais e eletrônicos! A reciclagem é um ato de respeito para com a sociedade e Meio Ambiente!

  5. Victor disse:

    Ainda bem,que fizeram uma LEI parece que ninguem se importa com o Mundo,primeira vez que o Luala faz uma coisa boa.

  6. Guilherme disse:

    ainda não esta 100% mais já é um passo…