Desmatamento na Amazônia em 2010 será um dos mais baixos da história

O satélite manda avisar: “desmatamento na Amazônia tá caindo, tá caindo…” Bom, o ano passado já registrou a menor taxa de desmatamento da história. E, este ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE aponta queda de 49% entre agosto de 2009 e junho de 2010.

Contudo, a ONG Imazon vê alta de 8% no mesmo período. Mesmo com esta discrepância, a taxa oficial, que será divulgada até o fim do ano, deve acabar sendo uma das mais baixas da história.

Fato é que pelo segundo ano consecutivo o monitoramento por satélite indica queda do desmatamento na região. No ano passado, a taxa de 7.400 km2, equivalente a cinco vezes a área da cidade de São Paulo, foi a mais baixa registrada. Mas, devemos mesmo comemorar isso?

“Comemorar, não. Mas podemos ver com certo otimismo a questão, pois isso mostra que estamos começando a entender que podemos crescer, gerar emprego e renda para pessoas que vivem na região, sem degradar o ambiente. Claro que estamos longe da perfeição, o ideal é que esse desmatamento seja zero, o desafio é que essa taxa diminua a cada ano. Mas é um indicador positivo, sim”, disse Isaac Edington, presidente do Instituto Ecodesenvolvimento.

Só que o que não sai da nossa cabeça é que, mesmo com essa diminuição, o desmatamento continua. Está caindo, mas prossegue. Será que quando chegarmos no “ideal” não poderá ser tarde demais?

“Tarde demais? Pode, de fato pode. A gente realmente precisa ir longe e rápido, não é fácil. Queremos um dia comemorar a reversão, e não só a diminuição desta taxa. E para isso é fudamental um envolvimento cada vez maior da sociedade civil”, completou Isaac.

Esta entrada foi publicada em Blog, Notícias SWU, Sustentabilize-se, Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

22 respostas a Desmatamento na Amazônia em 2010 será um dos mais baixos da história

  1. vitor disse:

    eu queria saber quantos metros quadrados havia no desmatamento da amazonia em 2010

  2. E que continue sempre assim!

  3. CamilaBarish disse:

    Esperamos que caia sempre mais…

  4. caiu pouco! se a fiscalização fosse mais eficaz, seria bem menor!’

  5. Marcyo Souza disse:

    Realmente caiu ( por volta de 13% ) mas ainda assim, é necessário uma redução maior.

  6. elias disse:

    interessante

  7. Concordo, tinha que ter leis severas para quem desmata ou queima uma árvore sequer

  8. fabio marcel disse:

    nem deveria existir essa estastisticas.

  9. Jenifer disse:

    não deveria é ter desmatamento, nem se fosse de 10% .-.’