O que é sustentabilidade?

Experimente pesquisar o conceito de sustentabilidade em qualquer lugar e encontrará definições que falarão sobre: “pensamento sistêmico”, “equilíbrio dos ecossistemas”, “Relatório Brundtland”, hã? Calma. Vamos entender isso de maneira mais prática?

A ideia central da sustentabilidade é que é possível continuarmos vivendo e nos desenvolvendo de forma com que haja continuidade e equilíbrio em relação aos recursos disponíveis. Tudo o que se retira – se apenas retiramos – uma hora vai acabar. Assim, devemos oferecer ao planeta tanto quanto retiramos dele.

O mencionado “Relatório Brundtland”, publicado em 1987, diz que sustentabilidade é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. Esta é a ideia!

Trazendo a discussão para o nosso quintal, se eu posso derrubar uma árvore porque quero construir minha casinha ali, posso também plantar outras duas para que meus netos tenham, anos depois, fruta e sombra num dia de sol.

Outra ideia de uma vida sustentável é estabelecer uma relação economicamente viável com o mundo. Trabalhar e buscar parcerias com quem está perto da gente é melhor, pois, além de fomentar o desenvolvimento daquela região, favorece o equilíbrio de todo o meio ambiente à sua volta.

Entenda que é possível cada um de nós trazer para dentro de sua vida, de sua rotina, de sua casa, as suas próprias ações sustentáveis, que podem ter uma importância muito maior do que a se imagina!

Limpar o oceano das manchas de óleo que os navios cargueiros despejam parece uma tarefa impossível, não é mesmo? Mas, separar o lixo, apagar as luzes na hora de dormir e não desperdiçar a água que utilizamos está, sim, ao seu alcance. E, acredite: é exatamente a força dessa conscientização e dessa união que poderá, um dia, deixar limpos e cristalinos todos os oceanos do planeta.

117 respostas a O que é sustentabilidade?

  1. RAFAELA MOREIRA disse:

    fiquei imprecionada ao fazer algumas pesquisas de sustentabilidade,não imaginava que estamos ha esse ponto.Eu acho que o governo tem que tomar cuma decizam com mais punho.

  2. Rayssa disse:

    legal

  3. janhiçon Pereira dos Santos disse:

    Sou Administrador e empresário, estou trabalhando com uma comunidade de associações de catadores de materiais recicláveis, onde presenciei suas dificuldade e suas limitações juntos estamos desenvolvendo um projeto com os empresários e a comunidade participa; chamada Plástico Zero no Lixo.
    A logística reversa a2a está associada, ao desenvolvimento, sustentável da comunidade levando ela á se adequar a conscientização dos transtornos do pós-venda e pós-consumo. O enfoque é levar o maior número de pessoas a sensibilização no momento do descarte de seus matérias de consumo que chegou a mesa do consumidor através da logística direta.
    No entanto o papel do grupo a2a é levar ao produtor e á centros de distribuição, conceitos de marketing direto e indireto fortalecendo assim sua marca no mercado trazendo-lhe maiores receitas e finalmente para o grande público consumidor, levar a possibilidade de poder ganhar dinheiro com o seu “lixo” que antes jogava fora, com o conceito novo fazendo o papel de cidadão consciente e armazenando o seu resíduo adequadamente e descartando de maneira correta poderá assim ajudar o meio em que vivi e alcançar um negocio lucrativo.
    O Clube Amigos da Natureza esta trabalhando em parceria com as associações de catadores de materiais recicláveis desenvolvendo conceitos e métodos de conscientização, dos próprios catadores que tiram do “lixo” o seu sustento, como manejar adequadamente, que tipo de material e reciclado, que tipo de material e prejudicial à saúde e que material de segurança usar para o manejo dos resíduos sólidos, melhorando á qualidade de vida dos associados e dos moradores onde a coleta seletiva estiver implantada.
    No entanto para que seja possível á população, o comercio, o distribuidor, e o produtor precisam trabalhar juntos para aumentar o conceito de logística reversa a2a e vê-la como um apelo à sustentabilidade. Não apenas dar destino adequado aos produtos no pós-consumo, mas controlar os resíduos gerados trazendo melhores resultados e benefícios para a sociedade em geral.
    Por, Janhiçon P. Santos.

  4. Raissa Aparecida disse:

    Estou indignada pois a população é educada e nós separamos a reciclagem do lixo orgânico,mais a prefeitura de Jundiaí s.p que fazia a coleta seletiva duas vezes por semana resolveu passar a colocar a reciclagem junto ao restante do lixo. Sendo que foi a primeira cidade no interior de São Paulo á banir o uso de sacolas plasticas pois somos donos da Serra do Japi e ainda nossa cidade conta com 80% de saneamento básico.
    Enfim a minha revolta é pela população separar o lixo e a prefeitura fazer poco caso e misturar todo o lixo separado !

  5. Luiz Neto da Silva disse:

    Aqui na cidade de CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO/SE.Existe um grupo chamado unidos pelo são francisco,realizamos campanha de limpeza das margens do Rio São Francisco, conscientização,colocação de placas educativas,participamos também de reflorestamento do nosso bioma caatinga.Breve estaremos com o site WWW unidos pelo são francisco.com.br

  6. valdeir ramos disse:

    atitude e mudança de conportamento e responsabilidade sustentabilidade podemos deixar para nossos herdeiros um planeta mais limpo…

  7. RAPHA. . . disse:

    Estive no SWU 2011 e não entendi uma coisa, se a cara do festival é sustentabilidade, pq as bebidas q já são comercializadas em garrafas pet, eram transferidas para copos descartáveis? É uma questão de lógica, foi gerado o dobro de resíduo. . Concordo em não distribuir latas de alumínio, por uma questão de segurança, mas pet??

  8. giovanas disse:

    nunca fui neste shou;

  9. Noilson disse:

    óla,
    sou estudante de técnico de hotelaria podemos pensar que o mundo tem seus recursos naturais e vivemos destruindo todas as suas belezas, a preocupação com meio ambiente traz bons resultados para as futuras gerações.Desenvolvendo maneiras bem acentuadas nas áreas urbanas e rurais, usando matéria sustentável, evitar desperdícios, colocar em todos os lugares um principal tema “trabalhando para o mundo e as pessoas serem amigos” e assim as gerações viver de modo que tenha compromissos de verdade.

  10. josé araujo romeiro filho disse:

    Olá colegas e leitores,
    Sou professor e empresário e falar sobre sustentabilidade em um pais marcado pela origem e/ou formação de um povo estrangeiro que trouxe o complexo dos males morais “levar vantagem em tudo”, “lei de Gerson”,onde a escoria de uma sociedade europeia vinha ser mao de obra em nosso pais…e o resultado e o s reflexos vc já sabem…, portanto temos que educar os nossos filhos, fazer ações sociais no bairro, contribuir com as campanhas de massa, votar nos politicos com ficha limpa, ler mais sobre a natureza e ecossistema e procurar cada vez mais ajudar e apoiar as entidades que trabalham em prol do nosso planeta futuro.