10 dicas para se tornar um viajante mais sustentável e ajudar o planeta

Você sabia que o setor de turismo é responsável por 5% da emissão mundial de dióxido de carbono, gás que colabora para o aquecimento global?

Mas é quase impossível estar de férias e não querer conhecer outra cidade ou país. Sendo assim, o Portal SWU separou algumas dicas que vão lhe ajudar a ser um viajante mais amigo da natureza.

1 - Antes de arrumar as malas, pesquise bastante o lugar da sua viagem dos sonhos. Assim, você pode descobrir as limitações da cidade. Se a água é escassa, por exemplo, você pode diminuir o tempo dos seus banhos e assim por diante. Procure saber se há infraestrutura adequada de coleta de lixo e de tratamento de esgoto.

2 - Evite viajar na alta temporada. Quanto mais gente, pior para a natureza local. Prefira destinos mais sustentáveis, onde o fluxo de turistas é controlado, como por exemplo em Fernando de Noronha.

3 - Escolha hotéis e pousadas eco-friendly. Procure saber se reciclam o lixo, reutilizam água da chuva e se a cozinha utiliza alimentos locais. Faz parte também de uma estrutura sustentável fomentar a economia local. Então, certifique-se de que a mão de obra do hotel é da região.

4 - Evite voos com escalas ou curtos demais. A cada decolagem, maior a emissão de gases poluentes. Fazer malas menores também exigem menos do avião: 10 quilos a menos por bagagem podem diminuir o peso do avião em até 3 toneladas.

5 - Outra dica boa é escolher empresas como TAP, Lufthansa e British que compensam o carbono de sua viagem.

6 - Dirija o menos possível. Priorize os transportes coletivos, como trens, metrô e ônibus, que emitem menos CO2. Caso precise alugar um carro, dê preferência aos elétricos ou que usam combustíveis menos poluentes.

7 - No hotel, aja como se estivesse em casa. Não deixe luzes acesas sem necessidade, não tome banhos muito longos e não deixe o ar condicionado ligado ao sair do quarto. Tirar os aparelhos eletrônicos da tomada também ajudam a diminuir o gasto de energia. Outra dica bacana é não usar uma toalha nova todos os dias.

8 - Se a sua viagem inclui fazer trilhas, fique atento ao caminho. Não saia das trilhas para não destruir mais a vegetação e nunca pegue “lembrancinhas”, como mudas de plantas, folhas, pedras ou conchas.

9 - Não caia na tentação dos outlets ou freeshops nos aeroportos. Não consuma sem necessidade e evite comprar produtos de marcas que utilizam mão de obra escrava.

10 - E, por fim, tente compensar o impacto da sua viagem ao longo do ano. Deixe o carro em casa e use a bike, o metrô ou ônibus sempre que possível, separe o lixo em casa, recicle e coma menos carne vermelha (lembre-se que pecuária extensiva ocupa enormes áreas desmatadas e é responsável por grandes emissões de gás metano). Ou seja, adote hábitos verdes durante todo o ano e será muito mais fácil viajar sem prejudicar o planeta.

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.