Crianças aprendem sobre meio ambiente e preservação durante passeio no parque

(Foto: Agência Brasil)

A Fundação SOS Mata Atlântica organizou neste último fim de semana em São Paulo, do dia 24 ao dia 26 de maio, o Viva a Mata, evento no Parque Ibirapuera que mostrou a crianças e adolescentes a importância de preservar o meio ambiente.

Com oficinas, brincadeiras e outras atividades lúdicas, o Viva a Mata conseguiu chamar a atenção dos pequenos para um tema bem adulto: consciência ambiental. O cenário das brincadeiras foi erguido com materiais reaproveitados, como placas e cilindros de papelão, e encantou pais e crianças.

Com ajuda de teatrinho, fantoches, música, contação de histórias ou brincadeiras temáticas, as atividades ensinaram e divertiram ao mesmo tempo.

Uma das atividades mais elogiadas foi o pavilhão Ambientes Urbanos que ensinou o que é compensação de carbono. Crianças e adultos descreveram seus hábitos de transporte, descarte de lixo e uso de energia e, então, foi calculado quantas árvores por ano cada um deveria plantar para neutralizar as emissões.

Outra brincadeira preferida dos pequenos foi o escorregador da coleta seletiva, para ensinar como separar corretamente o lixo. O escorrega despejava as crianças numa piscina com bolinhas de várias cores, cada uma simbolizando um tipo de lixo para coleta seletiva. Quando as bolinhas eram depositadas no recipiente adequado, a criança ganhava uma muda de ipê.

Segundo os organizadores, o Viva a Mata reuniu 100 mil visitantes durante os três dias de evento.

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.