Carro do futuro detecta ciclista e freia sozinho em situação de risco

Radar detecta objetos na frente do carro e mede a distância entre eles e o carro

Atropelamentos como o que amputou o braço do ciclista David Santos de Souza podem estar com os dias contados. É que a Volvo apresentou no Salão de Genebra um sistema que detecta o biker ou pedestre na via e freia sozinho o automóvel em caso de risco.

O novo aparato estará presente em alguns modelos (V40, S60, V60, XC60, V70, XC70 e S80) da marca sueca a partir de maio. Batizado de Detecção de Ciclista e de Pedestre, o sistema de segurança conta com frenagem total do veículo, sem riscos para o ciclista.

A boa novidade funciona assim: há um radar instalado na grade frontal dos modelos e uma câmera na frente do espelho retrovisor interno, ambos ligados a um controle central. Assim, o radar pode detectar objetos na frente do carro e medir a distância entre ele e o automóvel.

A câmera de alta resolução determina de que tipo de objeto se trata, mesmo que o objeto esteja se movendo. No teste feito pela a Volvo, um ciclista circula na mesma pista que o veículo e cruza de repente na frente do carro. Na iminência da colisão, o sistema dispara um alerta e freia totalmente o veículo, mesmo que o motorista não breque.

Para entender melhor como é tecnologia da marca sueca, veja o vídeo abaixo:

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.