Plataforma de financiamento colaborativo é criada para apoiar o cinema nacional

Uma câmera na mão, uma ideia na cabeça e zero grana no bolso. Geralmente é assim, mas o cinema independente brasileiro ganhou mais uma forcinha a partir deste mês. O Cineasta.cc é uma nova ferramenta de financiamento colaborativo, criada para apoiar projetos cinematográficos nacionais. Funciona como um Catarse, mas é voltado apenas para o audiovisual e a sétima arte.

A plataforma é uma tentativa de não depender tanto de lei de incentivos ou do recurso dos próprios cineastas. “Democratizar o mercado e permitir que mais pessoas consigam desenvolver e produzir suas ideias”, avalia um dos responsáveis, o publicitário Leonardo Curcino.

Na página do Cineasta.cc, produtores poderão expor seus projetos e determinar um prazo para captação de recursos. Aí entra a parte de quem acredita e quer ajudar o projeto sair do papel. Qualquer pessoa pode se tornar um financiador direto do filme, videoclipe, webserie etc proposto: basta doar uma quantia a partir de R$ 10.

Além do financiamento, outra proposta do Cineasta.cc é espaço para pessoas e empresas apoiarem projetos se oferecendo a participar da equipe do filme, seja no elenco, na equipe técnica, criativa ou no apoio. “Uma atriz que gostou da ideia pode se candidatar a fazer parte do elenco. Um figurante pode querer participar, um diretor de arte, um figurinista etc. Uma empresa de iluminação pode oferecer descontos para o criador alugar equipamento de luz no filme e por aí vai”, explica Leonardo.

Vale lembrar que os projetos serão analisados antes de irem ao ar para a captação de recursos. “É importante que esteja bem formulado, com o máximo de informações possível e que tenha um orçamento realista.”

Para saber mais sobre o Cineasta.cc ou inscrever seu projeto audiovisual, clique aqui.

 

Esta entrada foi publicada em CriAtividades. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.