Pesquisadores criam tijolo sustentável feito de papel

Uma novidade pode deixar o mercado da construção civil mais sustentável e barato. É que pesquisadores da Universidade Jaen, na Espanha, descobriram que é possível fazer tijolos a partir de resíduos de papel.

A fabricação do tijolo verde, como foi apelidado, foi simples e econômica. Os estudiosos misturaram os resíduos de fábricas de papel, juntamente com as lamas provenientes do tratamento de águas residuais. Depois, o material foi colocado na argila e enviado para as máquinas que modelam os tijolos.

Além usarem resíduos que provavelmente iriam para os aterros sanitários, os tijolos verdes também economizam energia e dinheiro na produção, pois precisam de menos tempo no forno.

Resistência

Porém, há uma pequena desvantagem. Apesar de ter baixa condutividade térmica, proporcionando um bom isolamento, o tijolo de papel é mais fraco que o convencional. Sua resistência mecânica é superior ao mínimo necessário por lei para ser utilizado como um material de construção, mas os pesquisadores querem torná-lo mais forte.

Outra proposta é tentar usar, além do papel, diferentes misturas de resíduos, como de cerveja, azeite, indústrias de biodiesel ou lodo de esgoto.

Esta entrada foi publicada em Acredite se quiser. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.