Brasileira descobre que casca de banana pode despoluir água contaminada

A casca de banana pode ser uma excelente aliada no processo de despoluição de água contaminada. A notícia é boa, já que pesquisa recente da Fundação SOS Mata Atlântica apontou que todos os cursos d’água do Brasil estão poluídos por conta dos metais pesados jogados na água pelas indústrias.

A grande descoberta foi feita pela química brasileira Milena Boniolo durante sua tese de mestrado. “Descobri que a reação química acontecia porque a casca da banana possui moléculas de carga negativa que atraem para si substâncias carregadas positivamente, como os metais pesados”, explicou a química em entrevista ao site Planeta Sustentável.

Como funciona?

Para que a banana “puxe” os poluentes, é necessário potencializar a casca da fruta. Primeiro, é preciso deixá-la exposta ao sol por dias e, em seguida, triturá-la e peneirá-la. A farofa que se forma é colocada na água para atrair para si os metais pesados.

Depois, para não gerar resíduos, a farofa é colocada em um banho de ácido, processo que consegue separá-la dos metais. “Feito isso, esses elementos podem ser usados em outros processos químicos e a farofa de banana, reutilizada para a mesma função: a descontaminação da água”, completa a química.

Por enquanto, os testes só foram feitos em laboratório. “Para aplicar em larga escala é preciso uma empresa nova disposta a implantar o processo, que dura cerca de 2 anos”, disse Milena.

A química alerta que o objetivo da pesquisa não é tratar a água para deixá-la boa para consumo, mas sim ajudar as empresas a descontaminar a água que usam antes de jogá-la de volta em rios e represas.

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.