Telhados brancos ajudam a reduzir emissões que provocam o aquecimento global

Cores escuras absorvem energia do sol e o branco reflete os raios solares. Quem nunca ouviu falar desse princípio da física? E é com base nele que a Prefeitura de Nova York, nos Estados Unidos, pretende reduzir o consumo de energia dos moradores e as emissões dos gases de efeito estufa que causam o aquecimento global.

O programa prevê que os telhados em Nova York sejam pintados de branco. Chamado de Cool Roofs, o projeto tem o objetivo de reduzir em 30% as emissões de gases de estufa até 2010.

Os telhados brancos fazem com que a temperatura no interior de um edifício caia até 30%, diminuindo os gastos com ar-condicionado. Segundo um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa de Sistemas Climáticos da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, um telhado pintado na cor branca registrou uma temperatura até seis graus menor do que a verificada em um tradicional, sem a proteção da tinta.

Ajuda de voluntários

A prefeitura conta com a ajuda de jovens voluntários – 3 mil já subiram no topo dos prédios – que atuam como pintores temporários. Em três anos de atuação, cerca de 260 mil metros quadrados de telhados pintados foram pintados de branco.

Em entrevista à BBC, Tori Edmiston, vice-diretor de Relações Exteriores Comunitárias do Conselho da Cidade de Nova York, a agência da Prefeitura responsável pelo programa, disse que o Cool Roofs vai estar em boa parte dos edifícios. “Estamos trabalhando lentamente e não será possível pintar todos os telhados da cidade, ora pelo material, ora pelas condições de segurança necessárias para pintá-lo. Mas vamos fazer tudo o que pudermos”, afirmou.

Além de refrescar o prédio, especialistas também indicam que a cobertura branca ajuda na conservação dos telhados das construções. Bem que a ideia podia se espalhar por outras cidades!

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.