Bicicletas de bambu são usadas por alunos de escolas públicas em São Paulo

Bike de bambu usada no Projeto Escola de Bicicleta

Alunos dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), da Prefeitura de São Paulo, vão poder ir e voltar da escola pedalando bikes feitas de bambu! A ação faz parte do programa “Escola de Bicicleta” e pretende incenticar nos jovens o gosto pela mobilidade sustentável.

Serão beneficiados 4600 alunos da rede pública, já que cada uma das 46 unidades do CEU receberá 100 dessas bikes ecológicas. Mas para poder ter as magrelas de bambu no CEU, os estudantes vão participar de uma espécie de gincana sobre cidadania e reciclagem. Cada CEU terá um centro de descarte de garrafas PET, que depois são recicladas.

Cabe aos alunos incentivar a família, os amigos e a comunidade onde vive a descartar as garrafas no lugar correto. A cada pesagem, 20 bicicletas de bambu serão entregues para a escola que arrecadou a maior quantidade de material.

Segurança

Para que os alunos pedalem por São Paulo com segurança, as bicicletas serão equipadas de capacete, luzinhas de alerta, espelho retrovisor, campainha e colete luminoso para o ciclista. Cada estudante também passa por um mês de aula teórica e prática, com ajuda de monitores, para que as crianças saibam usar a bike de maneira correta.

Depois do fim do ano letivo, as bicicletas são emprestadas aos alunos do próximo ano. Para colocar o projeto nas ruas, a Prefeitura informou que vai investir R$4,5 milhões no primeiro ano do “Escola de Bicicleta”.

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.