Campanha pede que eleitor não vote em político que joga santinhos pela cidade

Nas últimas eleições, em 2010, foram recolhidas uma média diária de 275 toneladas de lixo eleitoral só em São Paulo. Segundo a prefeitura de São Paulo, em épocas eleitorais, o lixo na rua aumenta cerca de 10%. Diante dos números alarmantes e cansados dos políticos “porcalhões”, os amigos Isabella Meneses e Hilário Júnior lançaram nas redes sociais a campanha “Quem Suja Agora Vai Sujar Depois”, com o objetivo de alertar eleitores e candidatos sobre a importância de se dimimuir o uso de papel durante as eleições.

“Milhões são gastos na produção de santinhos, cavaletes, cartazes e depois tudo vira lixo. Não seria melhor investir em outro tipo de abordagem?”, questiona a jornalista Isabella Meneses, idealizadora do projeto, em entrevista ao Portal SWU. “Sabemos que abolir o papel é inviável, mas que tal distribuir santinhos e panfletos de forma mais comedida e consciente?”, continua.

Internet

A campanha, que surgiu em bate-papo informal com amigos, foi criada para circular principalmente nas redes sociais. Para a jornalista, a vantagem de se priorizar a web – além de ser um meio mais limpo para se fazer propaganda – é o “boca a boca” dos usuários, os compartilhamentos e “likes”. Não é a intenção, mas se por acaso o projeto extrapolar a internet, tudo bem. “O que a gente quer é atrair mais membros e que o assunto seja pauta, que o eleitor pense sobre essa poluição desnecessária na hora de escolher o candidato”, explica.

A página no Facebook, criada no início de junho deste ano, já conta com 2.450 “apoiadores”, inclusive de alguns canditados. “É ótimo quando um político nos apoia. Além de ser uma força a mais, podemos cobrar e fiscalizar suas ações”, disse a criadora do projeto. Mas engana-se quem acha que a campanha é voltada para os candidatos. “O nosso foco é o eleitor. Queremos mobilizar as pessoas para que elas exerçam o poder que têm: o voto”.

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Campanha pede que eleitor não vote em político que joga santinhos pela cidade

  1. Nando disse:

    Odeio todos os politicos