Prefeitura de São Paulo esclarece polêmica sobre o sopão dos moradores de rua

A Prefeitura da cidade de São Paulo esclareceu, no fim da tarde desta quinta-feira (28), a polêmica que envolvia a distribuição de sopa aos moradores de rua da capital. Em nota à imprensa, a Prefeitura informou que “não cogita proibir a distribuição de alimentos por ONGs na região central da cidade. O que existe é a proposta de que as entidades ocupem espaços públicos destinados para o atendimento às pessoas em situação de rua.”

Na quarta-feira (27), o secretário municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, havia dito que o sopão entregue por ONGs seria proibido e que as instituições que insistirem na prática seriam “enquadradas criminalmente”. A declaração causou desconforto, principalmente entre os internautas, que planejaram por meio do Facebook um “sopaço” nas ruas como protesto.

O prefeito Gilberto Kassab, entretanto, se pronunciou sobre o assunto e esclareceu a polêmica declaração de Ortega em entrevista ao site do Estadão: “Eu discordo da expressão dele (proibição). E ele mesmo já corrigiu. O que existe é um permanente processo de convencimento e abordagem para que as pessoas se alimentem em lugar certo. É um direito das pessoas ficar nas ruas”, disse Kassab.

Agora, as instituições que distribuem comida para os moradores de rua serão chamadas para uma conversa na intenção de convencê-las a “migrarem” para lugares que a prefeitura considera adequados, como abrigos e as tendas da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Sopaço

O evento “Sopão da #GenteDiferenciada” criado para protestar contra a então proibição da distribuição da sopa continua marcada, mesmo depois dos esclarecimentos dados pela Prefeitura. O jornalista e organizador da ação, Luiz Pattoli, disse que o protesto será mantido para fomentar a discussão sobre as condições dos moradores de rua em São Paulo.

Até o início da tarde de hoje (29), 3.314 pessoas já tinham confirmado presença no Sopaço, que acontecerá na Praça da Sé, no dia 06 de julho, às 20 horas.

 

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Prefeitura de São Paulo esclarece polêmica sobre o sopão dos moradores de rua

  1. carlos disse:

    Corretíssimo o governo, se tem lugares proprios para distribuir a comida por que distribuir na rua? Concordo é até bom pra levar essas pessoas para o abrigo etc etc… Mudando de assunto é o festival vai ter esse ano, onde vai ser, alguma das bandas dos pedidos abaixo vai vir? Presisamos $$ nos programar..
    SWU – 2012
    - BANDAS – INTERNACIONAIS
    VENOM
    KING DIAMOND
    CRADLE OF FILTH
    DIMMU BORGIR com ORQUESTRA
    AMON AMARTH
    BEHEMOTH
    PROCOL HARUM
    ENSIFERUM
    FINNTROLL
    TEARS FOR FEARS
    THE CURE
    BOB DYLAN
    KANSAS
    HEART
    SURVIVOR
    JOURNEY
    FOREIGNER
    HEIDEVOLK
    MOONSORROW
    CHILDREN OF BODOM
    CAMEL
    ROXETTE
    PET SHOP BOYS
    KORPIKLAANI
    ERASURE
    A-HA
    ADELE
    BRUNO MARS
    TWISTED SISTER
    NAZARETH
    SLAYER
    IMMORTAL
    URIAH HEEP
    SCORPIONS
    YES
    EUROPE
    MOTLEY CRUE
    VAN HALEN
    KISS
    TURISAS
    NEIL YOUNG
    DEICIDE
    DARK FUNERAL
    ELUVEITIE
    - BANDAS – NACIONAIS
    ALCEU VALENÇA
    INEZITA BARROSO
    14 BIS
    MILTON NASCIMENTO
    CAETANO VELOSO
    KRISIUN
    UNEARTHLY
    MYSTERIIS
    FAGNER
    SÁ E GUARABIRA
    DJAVAN
    ELBA RAMALHO