Supermercados param de distribuir sacolas plásticas e “emprestam” ecobags

José Eduardo Lutti e João Galassi durante coletiva da Apas

Acaba nesta terça-feira o prazo pra você se adaptar ao fim da distribuição das sacolas plásticas nos supermercados. Mas há uma novidade para quem for às compras desprevenido: o empréstimo de ecobags.

O presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Galassi, anunciou, nesta terça-feira (3), o programa “Vai e vem”, que deve ser implantado no fim do mês.

O consumidor que não tiver como carregar os produtos poderá “comprar” uma reutilizável e abater o valor na próxima compra – ou ainda pegar o dinheiro de volta -, caso a sacola seja devolvida. “É uma forma de consumo consciente, de não se adquirir algo sem necessidade”, explicou.

Ecobag x sacolas plásticas

A proibição das sacolinhas nos supermercados causa polêmica e a campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco” é recebida com ressalvas. Um dos pontos de discórdia é de que os consumidores, que “reutilizavam” a sacola plástica para colocar lixo, agora precisarão comprar os sacos apropriados.

Mas há outra questão: as ecobags são realmente mais sustentáveis? Segundo pesquisa da Agência Ambiental Britânica, o Polietileno de Alta Densidade, utilizado na fabricação das sacolas plásticas, é 200 vezes menos nocivo ao meio ambiente que as matérias-primas usadas nas retornáveis.

Questionado durante coletiva da Apas sobre os dados do estudo, o promotor de Justiça do Meio Ambiente José Eduardo Lutti disse desconhecer o fato.

 

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.