Fórum Mundial da Água começa na França e pretende solucionar distribuição de água potável no mundo

Presidente do Comitê Internacional do Fórum, Benedito Braga discursa na abertura do Fórum

Começou nesta segunda-feira (12) a 6ª edição do Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França, que objetiva apontar soluções para a má distribuição de água potável no mundo. Segundo relatório da ONU mencionado na abertura do evento, 800 milhões de pessoas, cerca de 10% da população mundial, ainda não têm acesso à água.

A reunião, que termina dia 17 de março, recebe mais de 20 mil participantes de 140 países, inclusive do Brasil, que preside o evento e é representado pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, pelo presidente do Comitê Internacional do Fórum, Benedito Braga, e mais uma delegação.

Sob o lema “É hora de soluções”, a 6ª edição do Fórum pretende elaborar metas técnicas e políticas para a conservação, a proteção, o planejamento, a gestão e o uso da água em todo o planeta. Outra preocupação é evitar que as diferenças econômicas entre os países se agrave por conta da escassez da água. Espera-se também que o Banco Mundial e o Banco Central Europeu se pronunciem a respeito de financiamento de projetos sobre preservação da água.

Entrada para o 6º Fórum Mundial da Água, na França

Brasil

O professor Benedito Braga preside o Fórum Mundial da Água. Ele discursou na abertura do evento e falou sobre a importância do evento. “A multiplicidade e diversidade de vozes, tanto no processo preparatório quanto na semana de fórum, valorizam o evento”, disse. Braga pontuou que a água também terá espaço na Rio + 20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá no Rio de Janeiro, em junho.

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.