Campanha pela redução da velocidade coloca pedestre fantasma nas ruas e assusta motoristas

Uma campanha ousada e controversa deu bons resultados na Ucrânia. Na tentativa de conscientizar a respeito da alta velocidade, ativistas fizeram uma ação que pregava uma peça nos motoristas.

Seguindo o raciocínio de que “só um acidente pode fazer com que os motoristas pensem nas consequências de dirigir em alta velocidade”, os ucranianos colocaram em tampas de bueiro um balão inflável em forma de pessoa. Com a ajuda de um radar, a velocidade dos carros era calculada. Se estivesse acima do permitido, o balão era inflado automaticamente, dando um baita susto no motorista.

A ação foi filmada pelos ativistas e o vídeo (veja abaixo) alcançou 200 mil visualizações no Youtube em três semanas. Na rede, a campanha gerou polêmica, já que o susto dado pelo “pedestre fantasma” poderia fazer com que um acidente acontecesse de verdade.. Apesar do risco, a campanha, feita durante uma noite, deu resultados: sete carros diminuíram a velocidade depois de passar pelo fantasma e o assunto foi bastante comentado na internet.

 

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.