Brasília é a melhor cidade para se viver no Brasil, mas ainda está longe das melhores do planeta

Nem Rio de Janeiro, com suas praias paradisíacas, nem São Paulo, o motor econômico do País. A melhor cidade para se viver no Brasil é a capital do País, Brasília. O dado é da pesquisa Mercer sobre “Qualidade Vida 2011”, que enumerou as cidades com o melhor padrão de vida do mundo. De acordo com o estudo, Brasília aparece na 101ª posição; já Rio e São Paulo figuram na 114ª e 116ª, respectivamente.

O estudo classificou 221 centros urbanos a partir de critérios como qualidade de vida, transporte, clima, segurança e preços. As três cidades brasileiras melhoraram as posições entre o ano passado e esse ano – Brasília, por exemplo, subiu três casinhas -, mas ainda estão longe das cidades europeias, que ocupam os primeiros lugares no ranking.

Além dos critérios tradicionais de um estudo sobre a qualidade de vida como saúde, vigilância sanitária e educação, a Mercer levou em conta também pontos como ambiente político e sustentabilidade. Isso mesmo! Segundo os pesquisadores, as cidades que ocupam as melhores posições têm crescimento econômico relativamente sustentável.

O topo e a base

Viena, na Áustria, foi considerada a melhor cidade em qualidade de vida do mundo. A capital austríaca é seguida de perto por Zurique (Suiça), Auckland (Nova Zelândia) e Munique (Alemanha), que estão em segundo, terceiro e quarto lugar. Já as cidades com o menor índice de qualidade de vida são Khartoum (217ª), no Sudão, Porto Príncipe (218ª), no Haiti, N’Djamena (219ª), no Chade e Bangui (220ª), na República Centro-Africana. Bagdá, no Iraque, está em último lugar na tabela.

Esta entrada foi publicada em Viva o planeta e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

14 respostas a Brasília é a melhor cidade para se viver no Brasil, mas ainda está longe das melhores do planeta

  1. flaviano silva disse:

    ao ano atraz morei em brasilia e gostei mt de la,estou no nordeste e minha previsao e de alguns anos voltar a morar em brasilia definitivo.