Will.I.am aproveitou boom do Eurodance nos EUA para dar guinada certeira na musicalidade do Black Eyed Peas

Basta ouvir os discos do Black Eyed Peas para notar que, aos poucos, o hip hop ficou cada vez mais diluído e as batidas eletrônicas ganharam (muita) força. A banda que produziu hits como “Pump it” e “I gotta feeling”, por exemplo, nem parece a mesma dos tempos de Behind the Front (1998) e Bridging the Gap (2000). Mesmo porque não é. A entrada de Fergie marcou a virada do grupo, que só foi possível por conta da sagacidade de Will.I.am. O rapper sacou o movimento em bloco que aplacava grande parte dos grupos de hip hop americano.

“Vários artistas do hip hop, inclusive nomes como Kanye West e Akon, descobriram o chamado Eurodance e começaram uma fusão do rap com eletrônico. É um ritmo que demorou para penetrar no mercado dos Estados Unidos”, explicou José Flávio Jr., crítico musical da Bravo!. Will.I.am, esperto que é, não quis ficar de fora. “Depois do Elephunk, a banda foi mudando o estilo e se encaixou mais ainda no mundo mainstream”, disse o fã e presidente do Portal BEP, Renato Vasconcelos.

No topo

Will.I.am: o gênio criativo do BEP

 

Guiado pelo êxito de Elephunk (2003) e Monkey Business (2005), Will.I.am foi estreitando os laços com o Eurodance – popular e, às vezes, pejorativamente chamado de “poperon” no Brasil – e intensificando parceiras, como com o DJ David Guetta. “Desde a entrada da Fergie, eles estão empenhados em fazer sucesso. E o grupo só faz sentido como algo comercial, não há vocação para o underground”, explica José Flávio Jr., que admira o jeito empreendedor de Will.I.am.

O líder da banda achou a fórmula para manter o BEP – o maior grupo pop da atualidade – no topo das paradas e transformou o nome do grupo em algo parecido como uma marca, uma grife. “Não sei o que será do futuro da banda, mas Will.I.am está sempre antenadíssimo e manter um sucesso de público, como eles fazem, é bem mais complicado do que manter o de crítica”, disse.

E você? Qual fase do Black Eyed Peas gosta mais?

(Caroll Almeida)

 

Esta entrada foi publicada em Notícias FESTIVAL. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

18 respostas a Will.I.am aproveitou boom do Eurodance nos EUA para dar guinada certeira na musicalidade do Black Eyed Peas

  1. guilherme disse:

    eu adoro the black eyed peas eu acho que é uma das melhores bandas internacionais

  2. Raimunda alvesr disse:

    Eu adoro eles em qualquer estilo .

  3. Josias disse:

    Eu gosto mto dos Black Eyed Peas, e gosto mais da fase atual!

  4. O primeiro dia do SWU vai ser um dos melhores

  5. Theo Lambert disse:

    Gosto muito mais da fase groovera!

  6. Victor disse:

    Com certeza a atual.
    Gosta de todas as fases do BEP, acho que todos os artistas têm que inovar, e é o que eles fazem para agradar o mundo. Quem não ouve Black Eyed Peas hoje em dia? Eles só fazem hits, a cada esquina está tocando uma música deles em algum carro; eles fizeram a abertura de Copa do Mundo, o encerramento do Super Bowl, além dos 9 mega shows que fizeram no ano passado pelo Brasil (tive o privilégio de vê-los no Morumbi), eles são demais.

  7. Luiza Fernanda Erdmann disse:

    A melhor época do BEP foi a volta deles, todos perceberam que não eram o bastante separados… as músicas dessa época vieram com tudo! :D