Dispositivo instalado no sapato gera energia capaz de carregar um celular

Protótipo do dispositivo que capta energia e converte em corrente elétrica

Sabe quando dizem que uma caminhada pode “recarregar as baterias”? Pois comece a levar isso mais a sério. Pesquisadores norte-americanos descobriam uma maneira de fazer com que os seus passos gerem energia suficiente para carregar, por exemplo, um celular!

Ashley Taylor e Tom Krupenkin, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, inventaram um dispositivo que, colocado dentro de um calçado, capta energia de pequenas gotas líquidas e a converte em corrente elétrica. Segundo os pesquisadores, em uma caminhada uma pessoa pode produzir até um quilowatt, quantidade suficiente para carregar a bateria de um telefone móvel ou um pequeno laptop.

”Humanos, de maneira geral, são máquinas muito poderosas de produção de energia”, afirmou Krupenkin à revista especializada Nature Communications, onde a pesquisa foi publicada. Agora, os dois cientistas querem comercializar a invenção e estão atrás de um designer que possa desenhar um sapato apropriado.

Problema

A boa ideia, porém, esbarra em uma dificuldade: passar a energia do sapato para o aparelho que deve ser carregado. Uma das soluções apresentadas pelos pesquisadores é instalar uma “entrada” onde um cabo possa ser acoplado. Mas isso não seria lá muito confortável. A outra possibilidade, um pouco mais complicada, é fazer com que os sinais sejam transmitidos ao aparelho por bluetooth ou wifi. Agora é esperar a ideia ser aperfeiçoada!

 

Esta entrada foi publicada em Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

43 respostas a Dispositivo instalado no sapato gera energia capaz de carregar um celular

  1. Gente isso é mtooo bom…..