USA Today libera a API

O USA Today anunciou que vai liberar o acesso público à sua base de dados. Não é o primeiro jornal grande a fazer isso: o inglês The Guardian e o também norte-americano The New York Times já tomaram medidas parecidas.

Liberar a API (Application Programming Interfaceé) uma decisão legal, que caracteriza responsabilidade social – porque aumenta o acesso a informação quando permite que população crie aplicativos úteis, misturando as informações do extenso banco de dados do jornal. No fim, acaba contribuindo para a inclusão social, que está na base da sustentabilidade social, um dos temas abordados em nosso Fórum de Sustentabilidade, que rolou durante o festival SWU.

Está cada vez mais fácil criar aplicativos com a abertura da API de um jornal, mesmo para leigos. A ideia, por exemplo, é cruzar as notícias sobre violência na cidade com um Google Maps do local e assim obter um software híbrido, que usa dados do jornal e um outro serviço, que também permita a integração via API (como é o caso do Google Maps).

É importante lembrar, contudo, que a sustentabilidade se distribui por várias ações. Liberar a API é uma, mas a empresa jornalística que busque atitudes sustentáveis deve tomar outras medidas para garantir a acessibilidade e o manuseio livre de seu conteúdo para o maior número possível de pessoas, além, é claro, de cuidar da limpeza dos processos envolvendo a versão imprensa, desde a extração de matéria prima até o descarte do papel.

Esta entrada foi publicada em Blog, Sustentabilize-se, Viva o planeta. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

9 respostas a USA Today libera a API

  1. Deu vontade de criar um app Android pra testar essa API!

  2. Blude disse:

    Enquanto isso, no Brasil, governo e mídia paralizados se fecham cada vez mais à liberação de dados públicos e criação de APIs, mesmo com as inúmeras discussões que vem sendo realizadas como as que houveram na Campus Party 2011 e tantas outras.

  3. elias disse:

    interessante