A luta contra mudanças climáticas também é sua!

O dia 10.10.10 será emblemático.

Além de estarmos com o festival e o Fórum Global de Sustentabilidade a pleno vapor, nesta data haverá uma das maiores ações práticas da história na luta contra as mudanças climáticas. Milhares de cidades ao redor do planeta terão pessoas colocando as mãos à obra em busca de soluções locais – instalando painéis solares, criando jardins comunitários, pintando ciclovias… A mensagem é simples: chamar a atenção das autoridades com um “Nós estamos fazendo algo, e vocês?”.

Quem representa essa luta, pelo menos por aqui, é a 350.org, uma campanha internacional dedicada à solução de algo com o qual estamos tão acostumados que chegamos a ignorar: os problemas climáticos.

A causa começa já no nome: 350 é o número-limite de concentração segura de CO2 na atmosfera, que hoje é de 392 partes por milhão. Desde 2008, quando lançada por um grupo de amigos, a 350.org tem como objetivo reduzir essa concentração a menos de 350ppm e conta com a adesão de líderes como Al Gore. Para explicar o nome e o objetivo da organização de uma forma universal – que todas as línguas pudessem entender –, eles criaram uma animação que não usa palavras.

Interessante, não? E impactante também: só no Brasil, são mais de 30 de eventos cadastrados e muitos outros engatilhados para o próximo dia 10. Limpeza nas praias do Rio de Janeiro, na Lagoa da Pampulha (BH), pedalada ecológica em Anápolis (GO), evento em prol da segurança dos ciclistas em Gravatá (PE), entre diversas outras!

Tem alguma ideia? Quer botar a mão na massa? Para participar de ações, conhecer as existentes ou sugerir e registrar uma nova basta entrar no site da organização. Começou!

Na foto: Sydney, Australia, em 24 de outubro de 2009 – Dia Internacional de Ação pelo Clima

Esta entrada foi publicada em Blog, Sua Rotina, Sustentabilize-se. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a A luta contra mudanças climáticas também é sua!

  1. CamilaBarish disse:

    Bem legal mesmo!

  2. fabio marcel disse:

    bem legal isso. ainda não tomeconhecimento sobre isso aqui na região de campinas.

  3. FRANCISCO DE PAULA CARVALHO disse:

    MORO EM SANTOS MAS TENHO UMA CASA EM GUARUJA NO BAIROO CHAMADO GUAIUBA, TEMOS UMA ASOOSIACAO CHAMADA AMIGOS DO GUIUBA A NOSSA LUTA NESSE BAIRRO E PARA QUE AS RUAS NAO SEJAM ASFALTADAS AS CASAS TENHO COLETA DE AGUA DE CHUVA , FALTA PARCERIA PARA INVESTIMENTO E AQUECEDORES SOLARES, MAS VALE A PENA CONHECER QUASE TODOS OS MORADORES LUTAM PARA QUE O BAIRRRO NAO MUDE PROIBICO CONTRUIR PREDIOS