Incandescentes ou fluorescentes? Descubra as vantagens da lâmpada ideal!

Você já parou pra pensar em como tomar atitudes sustentáveis pode lhe trazer benefícios pessoais e diretos? Não? Então aí vai uma dica: economizar energia elétrica. Não é difícil e pode representar uma diminuição significativa no seu bolso. A eletricidade consumida pela iluminação é responsável por cerca de 10% a 20% do orçamento doméstico.

Pra começar a economia, vale trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. As incandescentes só convertem entre 5% e 10% da energia que utilizam em luz, contra uma média de 50% a 85% das fluorescentes. Mais: se todos os lares brasileiros trocassem apenas cinco lâmpadas convencionais por fluorescentes compactas, seria como neutralizar a emissão de CO2 de aproximadamente 4 milhões de carros.

De acordo com o Planeta Sustentável, em uma casa onde existam 14 lâmpadas com potência média de 80W, por exemplo, a economia anual com a troca chega a R$ 440. As lâmpadas fluorescentes compactas são mais caras, mas compensam o valor no consumo de energia. Além disso, em um período de cinco anos, uma casa com lâmpadas incandescentes produzirá 96 lâmpadas queimadas a mais que as fluorescentes, segundo esse o site O homem ambiental.

Viva a parede branca!

E por falar em lâmpadas queimadas, não vacile: tire-as do soquete. Quando ainda rosqueadas, elas também consomem energia. Outra dica é usar cores claras para pintar as paredes. Elas ajudam a otimizar o uso da iluminação, refletindo melhor.

Cada pequena medida tomada aumenta a economia de energia, além de diminuir sua conta. De quebra, ajuda a preservar a natureza, já que, para a energia elétrica chegar até nós são explorados diversos recursos nem sempre renováveis, além do processo poluir o meio ambiente. Experimente e passe em frente essa ideia.

Esta entrada foi publicada em Blog, Notícias SWU, Sua Rotina. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

17 respostas a Incandescentes ou fluorescentes? Descubra as vantagens da lâmpada ideal!

  1. Vitória C. disse:

    aqui em casa só lampadas flourescentes [2]

  2. fabio marcel disse:

    legal mesmo gente.

  3. tainá . disse:

    aqui em casa só lampadas flourescentes :D

  4. Enquanto isso esperamos pelas lampadas LED.

  5. Daniel disse:

    Outra dica evitar deixar lâmpadas acessas em ambientes onde não tem ninguém, monitor do pc ligado direto até mesmo o pc, podendo desligar no horário do almoço, etc.

  6. Kelly Montini disse:

    Vamos concientizar a galera!!

  7. Caio disse:

    Em relação a economia energética, vale a pena mesmo utilizar as lâmpadas incandescentes. Mas vale ressaltar que as fluorescentes são compostas de mercúrio, altamente tóxico. Depende do empreendimento, pois é necessário levar as lâmpadas fluorescentes para descontaminação.

  8. Thomaz Rezende Gonçalves disse:

    No Escurinho é Melhor!!! =]

  9. Edson disse:

    Pena q essas atitudes não afetam tb os bolsos, o q poderia aumentar a mobilização do povo em razão desta causa. Exemplo: aqui em casa, tds as lâmpadas são fluoerescentes compactas ou grandes. A geladeira foi trocada por uma mais “econômica”. Sabe o q isso impactou na valor da conta? NADA.
    Infelizmente as empresas de denergia elétrica não fazem nada para diminuir o impacto ambiental e mt menos o financeiro…
    Podemos observar isso através da AMPLA, aqui no RJ.
    As medidas adotadas por essa empresas estão voltadas apenas para evitar o desvio da energia, que afeta diretamente suas receitas, e não para o consumo consciente.