Associação Prato Cheio ajuda no combate à fome e desnutrição


Quer saber como funciona a Prato Cheio?

Segundo David Silva Adorno, responsável pela administração financeira da associação, dois carros rodam, diariamente, pelos entrepostos da cidade atrás de doações de alimentos que seriam jogados fora, apenas por não terem valor comercial, mas que ainda estão bons. Após o recolhimento, eles são embalados, transportados e entregues a comunidades carentes. O processo de conscientização e educação é feito em oficinas mensais com as cozinheiras dessas instituições e, algumas vezes ao ano, abertos para o público em geral.

A Prato Cheio é uma associação que, desde 2001, trabalha com doadores e parceiros fundamentada nos pilares Alimentação, Educação e Sustentabilidade. Seus objetivos são, respectivamente: combater a fome e a desnutrição, ensinar sobre o melhor uso de alimentos para preservar seu valor nutricional e reduzir o desperdício de alimentos ao longo de sua cadeia produtiva.

Toda semana, a associação arrecada cerca de três toneladas de alimentos, que servem para beneficiar 51 instituições sem fins lucrativos. Quanto maior o número de arrecadações, mais instituições podem ser cadastradas no programa. De acordo com David, em 2009 foram seis novas inclusões na lista de beneficiados. “Esse ano, nossa meta é incluir mais dez e, ano que vem, quando comemoramos dez anos de trabalho, mais 14”, completa.

Não deixe de participar também! Para ajudar, leve seu quilo de alimento não perecível ao flashmob. Quer fazer mais? É possível participar como voluntário – nas áreas administrativas, de coleta e de orientação nutricional –, doar dinheiro ou alimentos e ainda indicar locais que tenham potencial como doadores. Para saber mais a respeito, vale dar uma olhada no site oficial da associação.

Esta entrada foi publicada em Blog, Notícias SWU, Sua Rotina, Sustentabilize-se. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Associação Prato Cheio ajuda no combate à fome e desnutrição

  1. fabio marcel disse:

    muito boa a iniciativa. atingindo diretamente a quem precisa

  2. Seria também interessante termos um vaso para plantarmos pequenas hortaliças. Igual a uns joguinho que tem na internet, só que de verdade.

  3. Camila disse:

    Muito legal saber que existem associações assim como o Prato Cheio ! É de atitudes assim que precisamos !
    Parabens !