Marina Silva e José Eli da Veiga vão enriquecer debate no Fórum

A cada novo anúncio o 2º Fórum Global de Sustentabilidade SWU vem se estabelecendo como uma atração a parte do SWU Music & Arts Festival 2011, que vai acontecer nos dias 12, 13 e 14, em Paulínia, interior de São Paulo. Desta vez, anote aí, os nomes confirmados são da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do o professor José Eli da Veiga, um dos maiores especialistas em desenvolvimento sustentável.

Marina Silva ganhou representatividade internacional com o ativismo em defesa do meio ambiente e foi indicada pelo jornal inglês The Guardian como uma das 50 pessoas que podem mudar o mundo. José Eli da Veiga, autor de diversos livros sobre o tema, se dedica à questão do desenvolvimento sustentável desde a década de 70.

Os dois se juntam a um time de palestrantes que tem, para citar alguns exemplos, os músicos Neil Young e Bob Geldof, a Nobel da Paz Rigoberta Menchú, os ambientalistas Celine Cousteau e David Rotschild, e o diretor da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana, entre muitos outros – veja abaixo relação completa.

Em sua segunda edição este ano, o Fórum de Sustentabilidade SWU promoverá três dias de debates e discussões em torno de ideias, experiências e propostas para a sustentabilidade, reunindo especialistas no tema, ativistas, ambientalistas, pessoas, empresas e organizações que já atuam em benefício de um mundo mais sustentável.  O evento acontece no Theatro Municipal de Paulínia em paralelo com o festival de música SWU.

Marina Silva

Há quatro anos, a ex-senadora Marina Silva foi eleita pelo jornal inglês The Guardian como uma das 50 pessoas que podem salvar o planeta.  Com quase 30 anos de vida pública, já foi vereadora, deputada estadual, senadora e ministra do Meio Ambiente no governo Lula. Reconhecida por seu trabalho em defesa dos recursos naturais e do desenvolvimento sustentável, teve como uma de suas maiores conquistas o Plano de Ação para Prevenção e o Controle do Desmatamento da Amazônia Legal, que contou com o esforço integrado de 14 ministérios. Graças ao projeto, o ritmo de desmatamento da Amazônia caiu 57% em três anos, passando de 27 mil km² para 11 mil km² ao ano. Mais de 1500 empresas ilegais foram desmanteladas e 700 pessoas foram presas.

Em 2007, no mesmo ano em que recebeu o destaque do jornal The Guardian, Marina Silva também conquistou o Champions of the Earth, principal prêmio da ONU na área ambiental. Logo depois, ganhou a medalha Duque de Edimburgo, diretamente das mãos do príncipe Philip, da Inglaterra, em reconhecimento à sua trajetória e luta em defesa da Amazônia brasileira. Há dois anos, foi homenageada em Oslo, Noruega, com o prêmio Sophie, da Sophie Foundation, concedido a pessoas e organizações que se destacam nas áreas ambientais e do desenvolvimento sustentável.

José Eli da Veiga

José Eli da Veiga foi um dos primeiros estudiosos a se dedicar ao tema do desenvolvimento sustentável, já a partir do início da década de 70. Atualmente é professor titular do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), pesquisador do Núcleo de Economia Socioambiental (NESA) e orientador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (IRI-USP). Além de assinar artigos científicos nacionais e internacionais, se destaca também como autor de livros. Já publicou 19 títulos, entre eles, “Desenvolvimento Sustentável – O desafio do século XXI”, “Desenvolvimento Sustentável: Que bicho é esse?” e “A Emergência Socioambiental”.

Eli da Veiga começou a se especializar em desenvolvimento sustentável há cerca de 40 anos, quando o conceito não estava ainda amplamente disseminado, período em que trabalhava no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), na França, e também concluía sua dissertação de mestrado, sobre os Planos de Desenvolvimento dos Estabelecimentos Agrícolas. Na França, José Eli da Veiga concluiu o mestrado em Economia Agrícola e o doutorado em Desenvolvimento Econômico e Social. Fez também estágios pós-doutorais nas universidades de Londres, Califórnia, Paris, Milão e Cambridge.

Fórum Global de Sustentabilidade 2011

Além dos brasileiros Marina Silva e José Eli da Veiga, o 2º Fórum Global de Sustentabilidade terá a participação dos músicos Bob Geldof e Neil Young; o surfista e fundador da Waves For Water, Jon Rose; o diretor geral da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana; o diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani; a ativista e diretora do estúdio de música Premises Studios, Julia Craik; a filha do músico Peter Gabriel e uma das criadoras do Voice Project, Anna Gabriel, e seu sócio Hunter Heaney; a estilista americana Donna Karan; William McDonough e Michael Braugart, da empresa de design sustentável Cradle to Cradle; a guatemalteca Rigoberta Menchú, que levou o prêmio Nobel da Paz; Céline Cousteau, neta historiador marítimo Jacques Cousteau e defensora dos oceanos e do meio ambiente; David de Rothschild, membro da família de banqueiros Rothschild, que comandou uma expedição pelo Pacífico com um barco feito 100% de plástico; o cientista israelense David Cahen, chefe do Departamento de Energia Alternativa do Instituto Weizmann de Ciências de Israel; e o presidente da ONG britânica SolarAid, Steve Andrews; entre outros.


Esta entrada foi publicada em Fórum Global de Sustentabilidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

20 respostas a Marina Silva e José Eli da Veiga vão enriquecer debate no Fórum

  1. Elijah Butle r disse:

    Você acha que a Síria espionando dissidentes ?

  2. raul disse:

    como faço para participar????

  3. Helo Dias disse:

    Que dia ela irá?

  4. Marcelo disse:

    Votei nela e sempre votarei, precisamos de pessoas que se preoculpa com o meio ambiente. PARABÉNS SWU

  5. Celeste disse:

    como faço para participar do forum?

  6. Aline disse:

    mas em qual dia ela irá????

  7. Apesar dos debates políticos da Marina serem fracos e confusos, sou uma grande fã da iniciativa social e ecológica que ela tem.

    • Jorge disse:

      Ai Paola, foi a melhor abordagem sobre as manifestações em relação a Marina que observei. Parabéns!!! Todavia gostaria de ressaltar que ainda não vi as iniciativas dela apresentarem resultados concretos, pois parecem-me que lidam com a consequência e não com as causas efetivas do problema. O que pensa a respeito????