SolarAid (Steve Andrews)

Duas das maiores ameaças que a humanidade enfrenta hoje são as mudanças climáticas e a pobreza global. A SolarAid ajuda a combater ambas levando energia limpa e renovável para as regiões mais remotas do mundo.

SolarAid trabalha em áreas rurais de toda África Oriental e Meridional; instalando painéis solares em escolas, centros comunitários e clínicas. Isto é conhecido como “macrosolar”.

Apenas 2% da África rural tem acesso à eletricidade, no entanto, muitas regiões da África têm os níveis mais altos de luz solar do mundo. SolarAid trabalha com essas comunidades remotas e menos favorecidas, ajudando-as a explorar uma abundante fonte de energia livre, limpa e renovável – o sol.

O presidente da ONG, Steve Andrews, que no ano passado se mudou da Inglaterra para o Quênia, vem para o Fórum SWU contar toda esta história e desafios da ONG no continente africano.

Levantamento do Banco Mundial e da ONU revela alguns dos benefícios que a atuação da ONG tem levado para as comunidades africanas. Nas escolas que receberam as placas de energia solar, por exemplo, houve significativa melhora no desempenho de alunos e professores, além da redução de emissões de gases tóxicos.

Compartilhar