O Livro Verde

Há algum tempo temos ouvido sobre o perigo do aquecimento global e descaso com o meio ambiente. A ideia de preservação torna-se, por vezes, algo que parece inalcançável, sem contar a dificuldade em abrir mão de certas coisas. Porém, temos consciência do problema e sabemos que, para reverter este quadro, precisamos fazer alguma coisa. Mas… o que podemos fazer?

Com essas questões em mente, duas pessoas suficientemente curiosas saíram em busca de informações sobre como mudar nossa grande bola azul, sem fazer muito esforço. Elisabeth Rogers e Thomas M. Kostigen são jornalistas e cidadãos comuns, que sofrem os mesmos problemas e fazem as mesmas perguntas que nós. Pensavam em mudar suas atitudes, engajar de alguma forma, mas não sabiam como. Mas acreditaram ser possível lutar por um planeta habitável e, ao mesmo tempo, viver confortavelmente dentro dele. Aproveitando o que sabiam fazer melhor – escrever –, provaram como. Assim nasceu O Livro Verde (The Green Book). Apresentado pela atriz Cameron Diaz, é um verdadeiro guia de pequenas dicas que podem ser facilmente incorporadas ao dia-a-dia, em diversos momentos e contextos.

Mesmo com a iniciativa inovadora, os escritores sabiam que não conseguiriam passar a mensagem sozinhos. Então, para mostrar que todos possuem as mesmas questões e limitações quando se trata de sustentabilidade, convidaram artistas renomados, como a apresentadora Ellen DeGeneres e o cantor Justin Timberlake, para falarem um pouco sobre seus hábitos e como mudaram pequenas coisas para ajudar o planeta. É assim que você fica sabendo que Jennifer Aniston, por exemplo, passa apenas dois minutos embaixo do chuveiro.

O livro, de abordagem e conteúdo leve, traz uma série de pequenas atitudes que podem ser alteradas na sua rotina, de maneira efetiva e sem muita crise. Para facilitar ainda mais, os escritores tiveram o cuidado em tornar a leitura extremamente fácil e curiosa, conquistando o leitor a cada dica descoberta. O livro é dividido em 12 capítulos, sempre finalizados com o depoimento de uma celebridade. Assim, aprendemos o que pode ser mudado dentro de casa, nas viagens, no trabalho e até na maneira que fazemos nossas compras.

Antes de iniciar os capítulos, a leitura do trecho “básico” é essencial, pois traz em detalhes a importância em economizar itens primordiais: a água, o lixo, a energia e o tempo.

Como eles contam, tudo que buscavam é viver de maneira amigável com o meio-ambiente, sem abrir mão de algumas coisas. Isso os motivou a buscar pequenas soluções duplamente eficazes: preservar o planeta sem ultrapassar sua zona de conforto.

E a sustentabilidade já começa na publicação: a editora Sextante, responsável pela distribuição do livro no Brasil, traz exemplares impressos em papel reciclado, reafirmando a premissa de que com pequenas atitudes podemos fazer uma grande diferença.

Você pode encontrar mais informações no portal do livro, somente na versão original, em inglês: http://www.readthegreenbook.com/

This entry was posted in Notícias SWU. Bookmark the permalink.