SIGA-ME, por Liliane Ferrari

Insider do SWU explica porque pequenos gestos podem fazer toda diferença
Eu acredito nos pequenos gestos diários como elemento de mudança.

Do indolor e gentil bom dia ao porteiro, ao planejamento para carregar suas compras de mercado, embaladas em sacolas e caixas duráveis. O pouco vindo de cada um gera um impacto maior do que podemos imaginar na relação humana, nas finanças e principalmente no meio-ambiente.

Antes mesmo de me tornar insider SWU já imaginava que seria super bacana fazer algum tipo de mobilização que, pela diversão, levasse grandes multidões a pensamentos coletivos mais profundos.

Por isso aderi à causa sem piscar! Até porque uma das propostas que o SWU apresenta é racionalizar o consumo e poupar recursos sem esforços gigantescos. ADOREI, porque hoje em dia a pegada tem que ser mais do que apenas se conscientizar.

Conheço um montão de gente “consciente”, mas que não faz nada de prático porque não tem noção do quão poderosa pode ser essa força para o planeta. O x da questão é trazer a consciência para a lista de hábitos cotidianos. Juro que é fácil: tirar os aparelhos inutilmente ligados em stand by, não jogar comida boa fora, optar por produtos com embalagens duradouras… e isso só pra começar.

Pensa bem, a gente já está acostumado e faz, individualmente, diversas pequenas coisas que imensamente impactam no todo. Exemplo: 99,9% da população para pra ver jogo do Brasil e o país fica ao som de grilinhos no deserto, a gente vota, e de voto em voto, elegemos nossos representantes.

Sei que às vezes na mesma casa filhos, irmãos, marido e mulher têm comportamentos diferentes, por isso que é preciso frisar: Starts With U, isso aí, Começa Com Você.

E você é você, não os outros!

Liliane Ferrari é jornalista e blogueira (http://lilianeferrari.com/). Para segui-la no Twitter: @lilianeferrari

Esta entrada foi publicada em Blog. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a SIGA-ME, por Liliane Ferrari

  1. Cauê Vinicius Coutinho disse:

    Sustentabilidade é um conceito que vem tomando força nos últimos anos. O ser humano sempre vem explorando o mundo em que vive e extraindo dele tudo o que precisa para sobreviver. Mas, nos últimos séculos, ele vem tirando muito mais do que realmente precisaria e o pior; vêm jogando no planeta os mais diversos tipos de veneno e de resíduos perigosos frutos de suas atividades econômicas.

    É mais ou menos como se você jogasse veneno na comida que você tem em casa ou na água que você bebe. Mesmo que fosse um pouquinho de cada vez, uma hora ou outra você acabaria morrendo. E é exatamente isso que o ser humano estranhamente vem fazendo com o planeta em que vive e do qual depende inteiramente. Algo que, se analisarmos muito bem; veremos que é um comportamento totalmente louco e suicida. Para termos um planeta sustentável é necessária uma mudança de postura.

    Mesmo que as pessoas desejem consumir cada vez mais e mais; o planeta começou a dar recados cada vez mais óbvios de que não suportaria esse ritmo de consumo e de degradação dos recursos naturais por muito mais tempo. Cataclismas de toda ordem começaram a acontecer ao redor do mundo e sinais evidentes de desgaste e de alterações climáticas perigosas acenderam as luzes vermelhas de perigo nas mentes dos cientistas.

    Por sua vez, esses cientistas, começaram a falar e a mostrar que se a humanidade continuasse com a sua loucura consumista, nosso planeta não duraria por muito mais tempo ou acabaria por expulsar nossa forma de vida como se fosse uma doença. Assim, essas vozes começaram a encontrar eco entre membros influentes da sociedade e até entre pessoas comuns. Com isso, a idéia de que deveríamos cuidar melhor da dádiva que recebemos, ou seja ter um planeta sustentável, e a constatação óbvia de que temos apenas um planeta e que devemos poupar nossos recursos naturais usando-os com mais racionalidade tomou forma.

    Nascia assim o conceito de Planeta Sustentável. Um conjunto de práticas, procedimentos e formas de agir que permitam que os recursos naturais se renovem ou que durem por muitas e muitas gerações. Dando a possibilidade de nossa espécie viver por mais tempo e garantir que haverá a esperança de que um dia; poderemos evoluir o suficiente para alcançar as estrelas em busca de mais recursos.

    Assim, planeta sustentável é muito mais do que um simples conceito bonitinho ou voltado para pessoas “cabeça” ou para ativistas do meio ambiente. É pura questão de sobrevivência. Garantir que um planeta mais sustentável seja uma realidade, pessoas; governos e empresas devem unir esforços para aprender e aplicar essas técnicas e procedimentos desenvolvidos, ao longo desse aprendizado, para garantir a continuidade da vida em nossa maravilhosa bola azul.

    E garantir o uso racional dos recursos naturais de nosso planeta para que seja um planeta sustentável, não é nada complexo e nem precisa de recursos pesados. Basta usar as fontes de energia de forma mais racional e econômica; usar e reutilizar a água da chuva; tratar nossos resíduos e esgotos de forma adequada e completamente e promover uma convivência mais harmônica entre os diversos grupos humanos que compartilham nosso mundo.

    Vamos engajar à sustentabilidade, Starts With U !!!

  2. Heloísa Zambianco disse:

    Aí sim ein! Adorei o post.
    To empolgada pra fazer o mundo um lugar melhor.